A Novuna Business Finance firmou aliança com o British Business Bank (BBB) para lançar um programa de financiamento de ativos verdes dentro do Esquema de Garantia de Crescimento do Banco.

A aliança tem como foco facilitar o acesso de pequenas empresas a financiamento para ativos verdes, a exemplo de veículos elétricos, painéis solares, turbinas eólicas e biomassa, impulsionando a transição para uma economia sustentável.

A iniciativa consta com a infraestrutura do Esquema de Garantia de Crescimento para oferecer financiamento acessível às instituições que investem em tecnologias verdes.

Leia: Parceria de Financiamento Verde entre Austrália e China

O Esquema de Garantia de Crescimento foi lançado em 1º de julho de 2024 e oferece financiamentos de até 2 milhões de libras para instituições que enfrentam desafios para obter crédito.

O programa piloto surge em um momento decisivo, visto que, na conjuntura atual, cada vez mais empresas estão focadas em práticas sustentáveis.

Conforme uma pesquisa da Novuna, 88% das microempresas consideram a sustentabilidade mais importante em 2025 do que no ano anterior. Ademais, uma análise do BBB indica que 53% das pequenas empresas priorizarão questões ambientais nos próximos 12 meses.

O Diretor Geral da Novuna Business Finance, Geoff Maleham, apontou que a sustentabilidade é um ponto-chave da empresa, que se dedica a apoiar as PMEs em seu caminho rumo à neutralidade de carbono.

Saiba mais: Estratégia de Finanças Sustentáveis

Assim, a Novuna, operando sob o nome comercial da Mitsubishi HC Capital UK PLC, destaca seu comprometimento com a sustentabilidade ao contribuir para o desenvolvimento verde e a inovação das pequenas empresas.

Relação com o Projeto Mejuruá

Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem as metas sustentáveis, sendo considerado um projeto de viés ambiental. 

Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.

Ana Carolina Turessi