A plataforma analítica Infragreen publicou seu relatório anual ESG, Descarbonização e Finanças Verdes na Rússia 2024/25″.

O relatório aponta cinco setores cruciais para cumprir a agenda de desenvolvimento verde na nação: práticas de sustentabilidade corporativa, modernização tecnológica e criação de uma economia circular.

Ademais, ele também destacou a importância de desenvolver novos instrumentos financeiros e adaptar as abordagens para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Saiba mais: Estratégias de Finanças Sustentáveis

O relatório também apresenta 11 entrevistas com líderes de opinião sobre inovações e melhores práticas no setor, juntamente com 10 materiais especializados que analisam as perspectivas e processos atuais no campo da sustentabilidade.

Além disso, o informe consta com entrevistas de líderes de opinião e analisas especializados no campo da sustentabilidade, garantindo uma abordagem completa sobre as problemáticas e avanços da Rússia no contexto da descarbonização e das finanças verdes.

Leia: Investimentos ESG: Expectativas para os Negócios em 2025

Pode-se afirmar que processo de soberanização da agenda ESG na Rússia é um passo natural visto à reestruturação geopolítica em curso.

Em suma, essa transição reflete uma mudança de objetivo das metas climáticas globais para questões locais, como melhorar o uso de recursos, a ecologia urbana e apoiar o desenvolvimento das regiões onde as empresas atuam.

Relação com o Projeto Mejuruá

Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem as metas sustentáveis, sendo considerado um projeto de viés ambiental. 

Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.

Ana Carolina Turessi