A Discover Montessori School, projetada pelo escritório Checkwitch Poiron Architects, é uma escola agrícola com 10 salas de aula localizada na Reserva de Terras Agrícolas, nos arredores de Nanaimo, na Ilha de Vancouver.

O projeto foi desenvolvido com base nos princípios da pedagogia Montessori, que valorizam a interconexão, a cidadania e o minimalismo e nesse caso também o compromisso com a sustentabilidade.
Devido ao zoneamento da área que impede o uso de lajes de concreto para permitir a futura retomada agrícola do terreno, a equipe optou por estratégias de construção de baixo carbono.
Saiba mais:Fundo Amazônia Recebe Doação da Irlanda
A meta foi viabilizar soluções sustentáveis dentro de um orçamento limitado, considerando sempre custo, cronograma e pegada de carbono. As fundações foram definidas a partir de uma análise técnica conduzida pelos engenheiros da Fast + Epp, com apoio da consultoria ambiental da Introba.
Materiais reutilizados foram parte central do projeto, o revestimento externo utiliza tábuas de abeto Douglas recicladas, enquanto os corredores internos contam com ladrilhos de Hemlock feitos a partir de resíduos desviados de uma serraria.
Além disso esse sistema de captação de água da chuva foi cuidadosamente projetado para funcionar nos períodos de menor uso escolar, tornando-se o primeiro sistema do tipo aprovado para uso comercial na Colúmbia Britânica.
A escola mostra como é possível realizar uma construção de baixa emissão de carbono mesmo com recursos limitados, por meio de decisões estratégicas e soluções simples.
O projeto serve de modelo para a arquitetura sustentável, destacando o impacto positivo de escolhas conscientes tanto no ambiente construído quanto na educação.
Como reconhecimento, a Discover Montessori recebeu a Certificação Zero Carbono do CAGBC, foi a vencedora geral do Vancouver Island Commercial Building Awards, e ainda conquistou o BC Embodied Carbon Award para grandes edifícios, concedido pelo Carbon Leadership Forum (CLF).
Saiba mais:Cenário do mercado de carbono na Indonésia
Br Arbo: Créditos de Carbono

Assim como o projeto Mejuruá que também adota estratégias de construção sustentável com o ambiente e a comunidade local a Discover Montessori mostra que é possível unir educação, inovação e respeito ao meio ambiente mesmo diante de restrições orçamentárias e técnicas.