Em 2025, o Maine aprovou uma lei que exige que proprietários de terras inscritos em programas de créditos de carbono florestal informem ao estado dados básicos, como nome, contato, data de inscrição e área registrada, anualmente.

Nova lei do Maine exigirá que proprietários de terras relatem a inscrição em programas de carbono florestal

O objetivo é criar um banco de dados para rastrear o impacto desses créditos nas florestas locais.

Morten Moesswilde, diretor da divisão de Política e Gestão Florestal do Maine, explicou que, embora existam registros nacionais e internacionais, os dados são difíceis de acessar e estão dispersos em vários formatos.

Com essa lei, o Maine será o segundo estado dos EUA depois de New Hampshire, a implantar um sistema de rastreamento estadual.

Saiba mais: Mobilização Global para Relatórios de sustentabilidadeBR Arbohttps://www.brarbo.com.br › Noticias

A legislação recebeu apoio de organizações de conservação, do Conselho de Produtos Florestais do Maine e de proprietários de terras, que destacam a importância de entender esse mercado emergente.

James Robbins, ex-proprietário da Robbins Lumber expressou preocupação sobre grandes empresas comprarem muitos créditos e reduzirem a exploração madeireira local.

Robbins também alertou que o mercado de créditos pode dar “licença para poluir” a grandes corporações, que alegam neutralidade de carbono enquanto melhoram sua imagem pública e perante acionistas. Essa crítica é comum entre os opositores do sistema.

Por outro lado, defensores do mercado afirmam que, mesmo com falhas, ele ajuda a preservar as florestas e recompensa práticas sustentáveis de manejo florestal. Mark Berry, da The Nature Conservancy, afirmou que os projetos podem oferecer benefícios climáticos modestos, mas ainda assim contribuem para manter as florestas na paisagem.

Assim, a nova lei do Maine busca equilibrar a transparência do mercado de créditos de carbono florestal com a proteção ambiental e econômica das florestas locais.

Saiba mais: US$ 5,4 Bi no Mercado de Créditos de Carbono

Projeto Mejuruá: Sustentabilidade

Assim como a nova lei do Maine busca monitorar e garantir a transparência nos programas de créditos de carbono florestal para proteger as florestas locais o projeto Mejuruá no Brasil também trabalha para conservar áreas florestais importantes promovendo o manejo sustentável e a participação das comunidades locais.

Esses esforços mostram como políticas e iniciativas podem ajudar a equilibrar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico.