Nos dias 24 a 27 de julho, a Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, visitou o Brasil para discutir a transição para uma economia global de baixo carbono.
Em sua visita, Yellen enfatizou que serão necessários US$ 3 trilhões anuais até 2050 para financiar essa transição.
A visita de Yellen incluiu sua participação na Reunião de Ministros da Fazenda e Governadores de Bancos Centrais do G20 no Rio de Janeiro e eventos subsequentes em Belém, a cidade que sediará a COP30 em 2025.
Saiba mais: Plataforma TransparenC para desenvolver a Confiança nos Créditos de Carbono
Tópicos para a economia global de baixo carbono
Durante sua estada, ela participou da Reunião de Ministros do G20 no Rio de Janeiro e de diversos eventos em Belém, incluindo uma reunião sobre conservação da Amazônia e uma mesa redonda sobre crimes contra a natureza.
Em Belém, Yellen discutiu a conexão crítica entre mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.
Ela ressaltou que a degradação ambiental e a mudança climática estão interligadas, afetando a resiliência dos ecossistemas e, consequentemente, a economia global.
Saiba mais: Cooperação Ambiental EUA-Brasil
A Secretária também abordou a cooperação regional para combater o financiamento ilícito associado a esses crimes contra a natureza.
A visita de Yellen sublinhou a importância de parcerias internacionais e de um compromisso contínuo com a conservação e restauração ambiental.
Ela também fez referência à recente mudança nos EUA, onde pela primeira vez a eletricidade gerada a partir de fontes renováveis superou a produção a partir do carvão, destacando o papel crescente das energias limpas na economia global.
Saiba mais: Créditos de Carbono: Oportunidade para a Agricultura
Projeto Mejurá contribui para a economia de baixo carbono
Em alinhamento com a visão de Yellen, o projeto Mejurá busca promover soluções sustentáveis contribuam para a preservação ambiental e a redução das emissões de carbono.
O projeto da BR ARBO se alinha com os objetivos discutidos por Yellen, oferecendo créditos de carbono florestais, responsáveis por capturar toneladas de gases efeito estufa.
Com a meta de integrar estratégias de baixo carbono, o Mejuruá e posiciona como uma iniciativa crucial para ajudar a alcançar os objetivos financeiros e ambientais discutidos durante a visita de Yellen.
Por Ana Carolina Ávila