Um novo acordo foi firmado pela Maghrebail, uma filial de leasing do BMCE – Banco de África, com o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). O objetivo do acordo é aumentar o apoio que a empresa oferece a projetos verdes e tecnologias resilientes ao clima em Marrocos.
O acordo aumenta o total do mecanismo para 20 milhões de euros, oferecendo uma tranche adicional de dívida sénior sem garantia de até 10 milhões de euros.
Esse valor incluiu uma contribuição do BERD de 17,5 milhões de euros.
Para facilitar o reempréstimo a micro, pequenas e médias empresas (MPME) do setor privado em Marrocos, o Maghrebail receberá os recursos.
O objetivo é aumentar os investimentos em iniciativas relacionadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O projeto ajudará as MPME a obter equipamentos e tecnologias verdes para suas iniciativas sustentáveis por meio de financiamento de arrendamento.
Isso promoverá a economia verde do país. O agronegócio, a indústria transformadora, os serviços, a logística e as TIC serão setores que se beneficiarão especialmente.
Saiba mais: UE lança novos programas de cooperação com Marrocos no valor de € 624 milhões para a transição verde
O BMCE – Banco de África, um importante banco comercial privado que opera em mais de 20 países africanos e em Marrocos, é uma parte importante desta iniciativa de financiamento verde.
O projeto enfatiza a necessidade de financiamento a longo prazo, apoio técnico e subvenções de incentivo para promover investimentos sustentáveis, com ênfase especial no apoio a empresas lideradas por mulheres.
A nova tranche alcançou 65 pontos na escala de qualidade do Impacto da Transição (TI) do banco, atendendo à Abordagem de Transição Verde do BERD.
O BMCE – Banco de África se comprometeu a cumprir os Requisitos de Desempenho (PRs) 2, 4 e 9, bem como os padrões nacionais de meio ambiente, saúde, segurança e trabalho, conforme a iniciativa se enquadra na Categoria Ambiental e Social (FI ESP 2019).
Uma abordagem proposta para a gestão de riscos da cadeia de abastecimento solar será usada para administrar os subprojetos solares financiados.
A preparação, implementação, monitorização e capacitação dos projetos serão ainda mais apoiadas pelo financiamento técnico e de subvenções.
Os projetos são financiados pelo Fundo Especial de Acionistas do BERD, da União Europeia, da Conta Coreana de Assistência Técnica e Cooperação e do Fundo Verde para o Clima.
A assinatura deste memorando representa um grande avanço na promoção do crescimento verde e do desenvolvimento sustentável em Marrocos, que se alinham com a visão do país para um futuro sustentável.
Projetos verdes e a economia verde
A economia verde é um modelo econômico que busca promover o crescimento sustentável, reduzindo as emissões de carbono.
Nesse contexto, o projeto Mejurua da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, é um exemplo significativo de como iniciativas podem contribuir para a transição à economia verde.
Ao proteger essas áreas, o projeto não apenas conserva a biodiversidade local, mas também captura e armazena grandes quantidades de carbono, gerando créditos de carbono que podem ser comercializados.
Saiba mais: Mercado de carbono em evolução no Brasil traz oportunidades de investimentos
Por Ana Carolina Ávila