Recentemente, o governo do Punjab iniciou um projeto piloto inovador de compensação de crédito de carbono que beneficiou 3.686 agricultores da região.

No evento realizado em Hoshiarpur, os agricultores receberam cheques como pagamento inicial de um total de Rs 45 crores que serão distribuídos em quatro parcelas.

Este projeto incentiva o plantio e a manutenção de árvores nas propriedades agrícolas, promovendo a redução de CO2 e oferecendo uma fonte adicional de renda para os agricultores.

Saiba mais: Greenwhasing e o mercado de carbono

Sobre o programa de crédito de carbono

O programa, desenvolvido em parceria com o Departamento Florestal do Punjab, o The Energy and Resources Institute (TERI) e uma empresa internacional, visa criar um modelo sustentável que beneficie o meio ambiente e a comunidade agrícola.

Os agricultores devem manter as árvores por pelo menos cinco anos para se qualificar para créditos de carbono, que podem ser vendidos após esse período.

O Punjab, que enfrenta desafios ambientais significativos, como baixa cobertura florestal e problemas relacionados ao uso intensivo de água e poluição, vê na agrofloresta uma solução promissora.

Além dos benefícios ambientais, a iniciativa oferece um alívio financeiro aos agricultores, ajudando a cobrir os custos de plantio e manutenção.

Saiba mais: Cathay Pacific está na busca net zero

Projeto Mejuruá é um exemplo para o Punjab

O Projeto Mejurá é uma iniciativa voltada para a promoção de práticas agroflorestais sustentáveis e a restauração de ecossistemas degradados.

A iniciativa da BR ARBO foca na melhoria da qualidade do solo e na mitigação das mudanças climáticas.

Mejurá visa aumentar a cobertura florestal, reduzir a erosão do solo e melhorar a retenção de água, enquanto oferece suporte técnico e financeiro aos agricultores envolvidos.

Através de parcerias com organizações locais e internacionais, o projeto busca criar um impacto positivo tanto no ambiente quanto na renda dos agricultores, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade.

Saiba mais: Pela primeira vez, agricultores do Punjab levam para casa um cheque no valor de Rs 1,75 cr como compensação de crédito de carbono

Por Ana Carolina Ávila