Esse ano, em um fórum empresarial recente realizado em Hà Nội, foi ressaltado a importância da produção sustentável para a competitividade e a resiliência das empresas. Também como forma de atender aos requisitos de integração econômica global.
O evento foi organizado pelo Conselho Empresarial do Vietnã para o Desenvolvimento Sustentável (VBCSD) em conjunto com o Ministério.
O Diretor Geral do Escritório para o Desenvolvimento Sustentável de Negócios (VCCI), Nguyễn Tiến Huy, enfatizou que a mudança para um modelo de negócios sustentável é uma necessidade necessária.
O Conselho Empresarial do Vietnã para o Desenvolvimento Sustentável (VBCSD), fez uma parceria com o Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente (MONRE) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Organizando o evento que reuniu representantes de ministérios, agências, organizações e empresas para falar práticas e oportunidades para transformação verde.
Saiba mais: “Transformação Verde” (GX) no Centro das Atenções: o Que se Espera das Empresas?
Nguyễn Tuấn Quang, vice-diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do MONRE, destacou os esforços do Vietnã para atingir suas metas de redução de emissões. Isso inclui o compromisso de alcançar emissões líquidas zero na COP 26 e a adesão à Parceria para a Transição Energética Justa (JETP).
O Vietnã está implementando várias políticas e estratégias abrangentes, como a Estratégia de Crescimento Verde, a Estratégia Nacional sobre Alterações Climáticas e o Plano Nacional de Desenvolvimento Energético VIII. O país está se concentrando em medidas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa no setor agrícola, como o cultivo de arroz premium em um milhão de hectares.
No entanto, para enfrentar o desafio da transição verde, é necessário um investimento significativo. Para atingir suas metas de redução de emissões, o Vietnã precisará de recursos no valor de 386 bilhões de dólares até 2040. A colaboração entre o governo, o setor privado e a comunidade internacional são essenciais para enfrentar esse obstáculo.
Naoki Ikenoya, representante da JICA no Vietnã, reafirmou seu compromisso de apoiar a transição verde do país por meio de colaboração com o governo e o setor privado.
Saiba mais: “Demanda por produtos financeiros verdes está mais forte”, diz diretora de banco francês
O fórum também marcou o lançamento do projeto “Apoio ao Planejamento e Implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas no Vietnã” (SPI-NDC), que visa fornecer apoio técnico e financeiro para transição verde do país.
Produção sustentável é o futuro da economia
O evento enfatizou a importância da produção sustentável na promoção do desenvolvimento econômico e na mitigação das mudanças climáticas.
É importante que os vários setores da sociedade trabalhem em conjunto para alcançar um futuro mais verde e sustentável para o Vietnã.
Por Ana Carolina Ávila