Recentemente, a Petrobras está em busca de licença para explorar petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, prometendo equilibrar a exploração com a proteção ambiental.

A diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, destaca a proposta de usar recursos da produção de petróleo para financiar ações de preservação ambiental. Incluindo combate ao desmatamento e queimadas.

Saiba mais: Projetos Verdes em Marrocos recebem € 20 Mi do BERD

Petrobras e a Amazônia

A estatal enfrenta desafios regulatórios e a resistência de órgãos como o Ibama.

Contudo, a recente mudança na administração da Petrobras e o apoio do presidente Lula refletem a pressão política para avançar com o projeto.

A empresa argumenta que cumpriu todos os requisitos para a licença e propõe uma abordagem integrada entre os Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente.

Saiba mais: Sustentabilidade

Apesar dos desafios, a Petrobras acredita que a exploração pode beneficiar tanto a economia quanto o meio ambiente.

A promessa é criar um ciclo virtuoso onde os recursos do petróleo financiem a preservação ambiental, promovendo uma sinergia que possa reduzir as emissões de carbono do Brasil.

Saiba mais: Investimento de US$ 25 Mi em Remoção de Carbono

Iniciativas que protegem a Amazônia: Projeto Mejuruá

Essa iniciativa se alinha com projetos de conservação, como o projeto Mejuruá da BR ARBO.

O projeto visa promover a sustentabilidade na Amazônia através da gestão e comercialização de créditos de carbono.

Esse projeto se dedica à restauração de ecossistemas e captura de carbono, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A integração das ações da Petrobras com iniciativas como o Mejuruá pode fortalecer a preservação da Amazônia e promover um desenvolvimento econômico sustentável. Beneficiando comunidades locais e protegendo a biodiversidade.

Saiba mais: Petrobras promete proteger a Amazônia enquanto explora novo pré-sal gigante de até 13 bilhões de barris de petróleo

Por Ana Carolina Ávila