Em julho, o governador do Amapá, Clécio Luís, afirmou que o governo federal não dá prioridade à Amazônia no planejamento do orçamento da União.

Concentrando-se mais no Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele criticou a falta de foco na região amazônica, que é tratada apenas com retórica.

Segundo Clécio, a falta de um orçamento adequado para a Amazônia é uma falha significativa, considerando a importância ambiental e econômica da região.

Saiba mais: Selo de Alta integridade: Mercado Voluntário de Carbono

A Amazônia é fundamental para o Brasil

Este comentário vem em um momento em que a preservação da Amazônia é crucial para enfrentar as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade.

Apesar de iniciativas como o Fundo Amazônia, que financia projetos de desenvolvimento sustentável, o governador ressalta a necessidade de maior atenção e investimentos para a região.

Saiba mais: NASENI Investe para Iniciativas de Crédito de Carbono na Nigéria

Projetos que conservam a Amazônia

Projetos como o BR ARBO, que comercializam créditos de carbono de uma reserva na Amazôni, são exemplos de como a gestão sustentável pode ser promovida na região.

O Mejuruá implementa tecnologias inovadoras e práticas de gestão ambiental para proteger a floresta, beneficiando as comunidades locais.

Saiba mais: Fundo Amazônia tem recorde histórico de investimentos em 2023 com R$ 1,3 bilhão

O sucesso dessas iniciativas depende de um planejamento orçamentário que priorize a Amazônia, permitindo uma resposta eficaz às necessidades ambientais e socioeconômicas da região.

Saiba mais: União não planeja orçamento com foco na Amazônia, diz governador do Amapá

Por Ana Carolina Ávila