O mercado de créditos de carbono se tornou essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas e está prestes a passar por uma transformação com a implementação da nova tecnologia desenvolvida pela Hyphen Global AG.

A instituição anunciou o lançamento de uma tecnologia que garante a verificação direta e em tempo real das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Com isso, o novo instrumento promete melhorar a credibilidade e transparência do mercado de carbono.

Originalmente, os créditos de carbono eram baseados em estimativas criadas a partir de cálculos não tão precisos. Sendo assim, os dados sobre as emissões e remoções de carbono nem sempre apontavam a realidade e se tornavam reféns de projeções que nem sempre eram confiáveis.

Leia: Aliança para Fomentar o Uso de Créditos de Carbono

Com isso em mente, com a nova ferramenta, o monitoramento atmosférico no local fornecerá dados contínuos e reais sobre os níveis de gases poluentes, substituindo a imprecisão por informações concretas.

Por meio da parceria com a Social Carbon Foundation, a tecnologia melhora a precisão das medições, além de aumentar o preço dos créditos de carbono associados à agricultura e a projetos baseados na natureza, já que, ao usar informações precisas, o modelo permite que as iniciativas que capturam ou reduzem gases de efeito estufa sejam monitorados de forma mais rigorosa.

O Diretor de Serviços de Monitoramento Atmosférico da Hyphen Global, Maxx Dilley, aponta que esse monitoramento se posiciona como um ponto de inflexão para a indústria de créditos de carbono.

Assim sendo, com a medição direta das emissões, o ambiente de comercialização de carbono ganha transparência, aumentando a confiança dos investidores neste setor.

Em suma, o lançamento da tecnologia desperta expectativas no mercado de crédito de carbono para que este se torne mais transparente e eficiente, aumentando o reconhecimento e a lucratividade pelos sumidouros naturais de carbono.

Portanto, essa inovação pode transformar não apenas a forma de monitoramento de emissões, mas também de atrair mais investimentos em soluções climáticas naturais, alinhando o mercado com as necessidades urgentes de mitigação das mudanças climáticas.

Saiba mais: Nova Regulamentação do Mercado de Carbono Brasileiro

Relação com o Projeto Mejuruá

Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem as metas sustentáveis, sendo considerado um projeto de viés ambiental. 

Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.

Ana Carolina Turessi