Em maio, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Sebrae e a Confap, o Programa Inova Amazônia – Módulo Tração está destinando R$ 780 mil para promover negócios inovadores no campo da bioeconomia.
O governo do Amazonas fornece esse dinheiro por meio de Bolsas Sócio Empreendedor (BSE). Eles ajudam pequenas empresas, startups e projetos inovadores que usam de forma sustentável os recursos naturais da Amazônia.
A Fapeam apresentou três projetos de destaque durante o evento Inova Amazônia, que durou até sexta-feira (10/5) no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus:
- Pastifício Baré: é uma produção de macarrões veganos e sem glúten feitos com ingredientes originários da Amazônia;
- Ritual SPA da Simbioze Amazônica: criar cosméticos naturais e veganos com recursos da flora amazônica;
- MAWE Produtos da Amazônia: elevando o padrão de qualidade do guaraná premium.
Saiba mais: Governo do Amapá e Sebrae anunciam empreendimentos contemplados pelo projeto Inova Amazônia
Além disso, três empresas adicionais apoiadas pelo programa estão apresentando seus produtos:
- Amakos Laboratório, Indústria e Comércio de Cosméticos, Higiene Pessoal e Suplementos Ltda. é especializada na fabricação de cosméticos e produtos de higiene pessoal.
- ForestiFi é uma plataforma inventiva para tokenizar produtos florestais.
- Btracer é uma empresa que se concentra em soluções tecnológicas inovadoras.
Iniciativas que preservam a Amazônia
O Módulo Tração do Programa Inova Amazônia mostra como parcerias estratégicas podem promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, promovendo o uso responsável e inovador dos recursos naturais do país.
Assim como essa iniciativa, a empresa BR ARBO busca conservar esse ecossistema tão vital para a manutenção do nosso clima.
Nesse sentido, o Projeto Mejuruá surge com a intenção de preservar um reserva, ao mesmo tempo em que comercializa créditos de carbono.
Por Ana Carolina Ávila