O Banco Mundial anunciou recentemente que irá fornecer um financiamento de 400 milhões de dólares para facilitar a transição verde na Turquia.

O projeto de Transição Verde Socialmente Inclusiva da Turquia, vai facilitar o financiamento por mulheres e jovens. Além disso, serão selecionadas indústrias para a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) através da adoção de tecnologias e processos limpos.

 O projeto de Transição Verde visa apoiar micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) geralmente liderado por mulheres e jovens.

Eles poderão utilizar tecnologias verdes para reduzir suas emissões e construir resiliência contra impactos climáticos. Também, busca-se investir em infraestrutura locais, a nível distrital e municipal. Serão instaladas 175 infraestruturas apoiadas pelo projeto.

A Turquia busca aumentar os projetos relacionados a proteção da biodiversidade e do clima. Em 2021, o país sofreu pelo crescente número de incêndios, foram 95 mil hectares queimados.

Apesar de ocorrem incêndios naturais na região, especialistas associam o aumento na frequência as mudanças climáticas e aumento de temperaturas.

Saiba mais: Sustentabilidade

Além do financiamento fornecido pelo Banco Mundial para a transição verde na Turquia, há outros aspectos relevantes sobre sustentabilidade no país que podem ser mencionados:

  • Investimento em Energias Renováveis: a Turquia tem aumentado seus esforços na expansão das energias renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica.
  • Proteção da biodiversidade: o país tem implementado políticas e projetos de conservação ambiental para proteger sua biodiversidade, incluindo a criação de áreas protegidas e a promoção da gestão sustentável dos recursos naturais.
  • Gestão de Resíduos: inciativas públicas e privadas estão sendo implementadas para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e promover a economia circular.
  • Agricultura Sustentável: promoção de técnicas de cultivo orgânico, o uso eficiente da água na irrigação e o incentivo à produção de alimentos locais e sazonais.

 De acordo com Humberto Lopez, Diretor Nacional do Banco Mundial para a Turquia, o país está adotando uma abordagem abrangente em toda a economia para implementar um ambicioso programa de transição verde. Isso poderá abrir novas oportunidades para a população, principalmente mulheres e jovens.

Por Ana Carolina Ávila