O fórum empresarial B-20, que atua em diálogo com o G-20, entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento com 24 recomendações de políticas públicas sustentáveis.

O eixo principal dessas propostas é o alinhamento da agenda brasileira com a global, com destaque para a criação de critérios unificados para o comércio internacional, levando em conta a pegada de carbono dos produtos.

As principais áreas de ênfase incluem descarbonização, transição energética, digitalização e segurança alimentar.

Saiba mais: ThriveAgric e Acorn se unem para garantir créditos de carbono

Brasil como Líder em Soluções Sustentáveis

Entre as soluções propostas, o documento destaca a importância do mercado de crédito de carbono, hidrogênio limpo e biocombustíveis. Setores nos quais o Brasil tem potencial para liderar o debate global.

No entanto, algumas das prioridades do governo, como a taxação dos super-ricos e a reforma de órgãos internacionais, não foram incluídas nas propostas do setor privado.

A reunião com Lula contará com a presença de Dan Ioschpe, líder do B-20, e Ricardo Alban, presidente da CNI.

O documento enfatiza a necessidade de revisar restrições comerciais e promover metodologias globais para medir a pegada de carbono, evitando o chamado “protecionismo ambiental”.

O B-20 também propõe triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, expandir a infraestrutura de redes e acelerar a eletrificação. Explorando bioenergia, captura de carbono, hidrogênio verde e energia nuclear.

No campo da transformação digital, o B-20 sugere fortalecer a colaboração internacional e criar estruturas de gestão de risco para o desenvolvimento responsável de inteligência artificial, promovendo transparência e inclusão na área.

Saiba mais: KMI utiliza Incentivos de Carbono para Revitalizar Campo Petrolífero

Iniciativas que potencializam a sustentabilidade brasileira: Mejuruá

As propostas do B-20 ressoam com iniciativas como o Projeto Mejuruá, coordenada pelo empresário Gaetano Buglisi.

A iniciativa da BR ARBO foca na restauração florestal e na comercialização de créditos de carbono na Amazônia. A

Assim como o B-20 promove a liderança brasileira em mercados sustentáveis globais, o Projeto Mejuruá contribui para o compromisso do país com a descarbonização e a preservação ambiental.

O esforço de ampliar a capacidade de capturar carbono por meio de projetos de reflorestamento está alinhado com as metas de sustentabilidade discutidas no G-20.

Saiba mais: Braço empresarial do G-20 leva propostas a Lula e defende critério global para comércio ‘sustentável’

Por Ana Carolina Ávila