O programa SARA (Agricultura Regenerativa Sul-Americana) foi oficialmente registrado pela Verra, principal certificadora de créditos de carbono do mundo.

SARA obtém registro Verra: desbloqueando o financiamento de carbono para pastoreio regenerativo na América Latina
SARA obtém registro Verra: desbloqueando o financiamento de carbono para pastoreio regenerativo na América Latina

Desenvolvido pela Anthesis Group em parceria com a Ruuts e organizações locais como a Ovis 21, o programa é pioneiro na Argentina, Paraguai e Chile sob a nova metodologia VM0042.

Com foco no pastoreio regenerativo, o SARA já abrange mais de 150 mil hectares e 130 fazendas, e planeja expandir para 500 mil hectares, promovendo uma transformação ambiental e social significativa na América Latina.

Saiba mais: Créditos de Carbono de Alta Integridade

Com a expectativa de gerar mais de um milhão de toneladas de remoções de carbono anuais até 2028, o SARA se destaca como um modelo de agricultura regenerativa escalável.

Além de capturar carbono, o programa restaura a saúde do solo, melhora a infiltração de água e fortalece a resiliência climática nas áreas rurais. Os agricultores participantes recebem capacitação técnica, apoio contínuo e acesso a uma rede de profissionais credenciados, promovendo sustentabilidade econômica e ecológica.

O monitoramento é realizado com tecnologia de ponta por meio do app Ruuts Monitoring combinado com sensoriamento remoto e o rigoroso Padrão GRASS, garantindo transparência, rastreabilidade e credibilidade.

O SARA é também um exemplo de como ciência, dados e conhecimento local podem se unir para soluções baseadas na natureza que beneficiam o clima, a biodiversidade e os meios de vida.

Com esse registro a Anthesis fortalece sua posição como líder global em programas de carbono de alta integridade, reforçando seu portfólio de soluções confiáveis para empresas e investidores que buscam a a neutralidade de carbono e o impacto positivo na natureza.

Saiba mais:Mercado de Créditos de Carbono da Tailândia

A validação pela Verra marca o início da próxima fase a verificação, com previsão de emissão dos primeiros créditos nos próximos meses.

Nesse caso podemos observar que projetos como o Mejuruá da BR ARBO mostram como a preservação da floresta amazônica pode integrar objetivos ambientais e econômicos, fortalecendo o mercado de carbono global e apoiando a transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.