Recentemente, a Invert Inc. e a The Earth Lab (TEL), anunciaram a emissão bem-sucedida de Toneladas de Reserva Climática focadas em créditos de carbono.

A Invert Inc. é empresa líder em redução e remoção de carbono e a The Earth Lab (TEL), uma das principais desenvolvedoras de projetos de carbono no México.

Essa conquista foi possível através dos projetos inovadores de Gestão Florestal Melhorada (IFM) na Península de Yucatán.

Saiba mais: KMI utiliza Incentivos de Carbono para Revitalizar Campo Petrolífero

Um marco para a sustentabilidade e créditos de carbono

O projeto, denominado Bonos Laguna Síjil Noh-Há, é fruto de uma colaboração entre a Invert, a TEL e a comunidade local de ejidos.

Verificado sob o Protocolo Florestal do México Versão 3.0 pela Climate Action Reserve, este projeto desempenha um papel crucial na preservação e aumento dos estoques de carbono florestal.

Promovendo práticas de manejo sustentável, prevenindo o desmatamento e aumentando a biodiversidade na região.

Com a primeira emissão de mais de 380.000 toneladas de créditos de carbono de alta qualidade, o projeto demonstra um impacto significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa e no sequestro de carbono.

Além do Bonos Laguna Síjil Noh-Há, outros projetos no portfólio da Invert e TEL, como o Bonos X-Hazil Ruta Sian Ka’an e o Bonos Aroma Del Mayab, estão programados para emitir créditos verificados ainda este ano.

Saiba mais: ThriveAgric e Acorn se unem para garantir créditos de carbono

Semelhança com o projeto Mejuruá

Iniciativas como a dos projetos de manejo florestal na Península de Yucatán se alinham com outras iniciativas globais, como o projeto Mejuruá da BR ARBO no Brasil.

Assim como a Invert e a TEL, o projeto Mejuruá também se concentra na restauração de florestas e na geração de créditos de carbono de alta integridade, contribuindo para a preservação da Amazônia.

Ambas as iniciativas representam exemplos poderosos de como a conservação ambiental pode caminhar lado a lado com o desenvolvimento econômico sustentável.

Saiba mais: Invert e The Earth Lab anunciam a primeira emissão de créditos de carbono de projetos de manejo florestal melhorado na Península de Yucatán

Por Ana Carolina Ávila