No ano passado, o governo indiano anunciou sua intenção de implementar um Esquema de Comércio de Créditos de Carbono até 2026.

Embora não tenham sido divulgados os detalhes de como ocorrerá esse comércio o esquema mencionado no aviso oficial será voluntário e baseado na conformidade.

O mercado de créditos de carbono envolve a compra e venda de créditos que representam a remoção ou a emissão evitada de uma tonelada de dióxido de carbono ou equivalente. Eles podem ser adquiridos por entidades que desejam compensar suas próprias emissões de carbono.

O comércio de créditos de carbono pode se dar baseado em conformidade, onde há um limite imposto pelo governo para as emissões de carbono e as empresas podem comprar créditos para cumprir esse limite.

Também o voluntário, onde as empresas optam por comprar créditos de carbono para compensar suas emissões, mesmo que não haja um limite definido.

Saiba mais: Mercado de hidrogênio verde e eletrolisador na Índia pronto para crescer

Para começar a comercializar créditos de carbono deve-se criar, emitir e negociar/retirar esses créditos.

Primeiro, um projeto é desenvolvido para remover ou evitar emissões de carbono, com uma avaliação de emissões de linha de base realizada para determinar a quantidade de carbono afetada pelo projeto. Depois, um órgão independente deve validar o projeto, podendo assim emitir e negociar créditos de carbono.

As empresas indianas podem se beneficiar com essa mudança de várias maneiras, seja desenvolvendo projetos para gerar créditos, fornecendo serviços de avaliação e verificação, ou participando do mercado de créditos de carbono como compradores ou vendedores.

Na Índia, há desafios a serem enfrentados para o que comércio de créditos de carbono ofereça oportunidades de negócios lucrativas.

Primeiro a necessidade de monitorar e supervisionar os créditos de carbono, para garantir que eles tenham autenticidade. Além disso, questões como adição(se as reduções de emissões são realmente adicionais) continuam sendo desafios a serem abordados.

O futuro do Esquema de Comércio de Créditos de Carbono da Índia ainda é incerto. Espera-se que seja implementado em fases, começando pelo setor energético e possivelmente se expandindo para outros setores como aço e cimento.

Nesse momento, é essencial compreender a situação do país para identificar a forma mais eficaz de reduzir as emissões.

Saiba mais: O que é e como funciona o mercado de carbono?

Créditos de carbono reduzem emissões

Os créditos de carbono são uma ferramenta financeira e ambiental destinada a mitigar as mudanças climáticas, incentivando a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Um exemplo notável é o projeto Mejuruá da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi.

Ao proteger essas florestas, o projeto captura e armazena grandes quantidades de carbono, gerando créditos de carbono que podem ser comercializados no mercado.

Por Ana Carolina Ávila