Microsoft Assina Acordo para Comprar Créditos de Carbono de Projeto de Reflorestamento na Índia

Microsoft firma parceria com a Climate Impact Partners, empresa britânica especializada na venda de créditos de compensação, para adquirir 1,5 milhão de créditos de remoção de carbono de uma iniciativa de reflorestamento na Índia.

A estratégia, localizada no estado de Madhya Pradesh, consta com uma área de 20.000 hectares, sendo responsável pela remoção de carbono por um período de 30 anos. Assim, estima-se que o projeto gere 3 milhões de créditos de remoção de carbono ao longo do período.

O projeto de reflorestamento já replantou 1,2 milhão de árvores de vegetação nativa e pretende atingir até 11,6 milhões de árvores em terras privadas pertencentes a agricultores e comunidades regionais.

O diretor sênior de mercados de energia da Microsoft, Brian Marrs, apontou que a inciativa Panna faz parte de um portfólio de iniciativas de remoção de carbono da gigante tecnológica.

Além da remoção de carbono, o programa também promove benefícios extras, como a capacitação de mão-de-obra rural local, infraestrutura para conservação de água e aumento da biodiversidade.

Para o CEO da Climate Impact Partners, Sheri Hickok, a aliança com a Microsoft garante que outras instituições atinjam suas metas verdes, fomentem o mercado de remoção de carbono e tragam benefícios para comunidades impactadas pelas mudanças climáticas

Relação com o Projeto Mejuruá

Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem as metas sustentáveis, sendo considerado um projeto de viés ambiental. 

Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.

Ana Carolina Turessi