Recentemente, Nova Orleans se destacou por abordar financiamento para projetos ambientais.
A cidade está na vanguarda da sustentabilidade urbana com uma iniciativa inovadora de financiamento verde.
A Finance New Orleans, em 2017 se tornou o banco verde oficial da cidade, agora os financiamentos habitacionais evoluíram bastante.
Os principais serviços oferecidos são o desenvolvimento sustentável, infraestrutura resiliente e propriedade residencial sustentável. Eles fornecem soluções financeiras para permitir o aceso a oportunidades das habitações sustentáveis acessíveis.
Isso inclui empréstimos para melhorias de casas verdes, hipotecas verdes e vários outros serviços para aqueles com interesse de adquirir um lar sustentável.
Eles também fornecem aos construtores preços acessíveis, títulos isentos de impostos, isenções de impostos sobre a propriedade, entre outros.
De acordo com a agência o objetivo principal da empresa é melhorar a comunidade de Nova Orleans. Eles buscam assegurar que todos os cidadãos tenham acesso ao capital necessário para um padrão de vida decente por meio da propriedade e do investimento comunitário.
Saiba mais: Grandes empresas usam financiamento ‘verde’ para construir seus portfólios LEED
A agência tem sido fundamental na promoção das iniciativas ecológicas. Suas ações vão desde a promoção de energia solar comunitária até aprimoramentos nos sistemas de tratamento de água. Essa mudança acontece em um momento fundamental, quando as alterações climáticas prejudicam a vida urbana.
A estratégia do banco verde demonstra um compromisso tangível com a redução das pegadas de carbono, ao mesmo tempo que dá resposta às necessidades vitais da comunidade, alinhando os mecanismos financeiros com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
A cidade é pioneira na área de financiamento verde para habitações. A mudança da agência reflete uma tendencia crescente no setor financeiro de iniciativas mais sustentáveis. Além de ser um ótimo incentivo a outras cidades a tomarem ações que mitiguem as alterações climáticas.
As previsões do mercado sugerem que à medida que mais cidades e países se comprometem a reduzir as suas pegadas de carbono, a procura de financiamento verde aumenta. Assim, a preocupação em relação a uma vida mais sustentável está crescendo, o que torna o setor atrativo.
Contudo, o mercado de financiamento verde ainda possui diversos desafios. Por exemplo, o acesso a capital, avaliação de risco e necessidade de regulação. Riscos que estão sendo contornados com o aumento do interesse pelas finanças verdes.
Saiba mais: Hong Kong quer impulsionar finanças verdes
Relevância do financiamento verde para o mercado de carbono
O financiamento verde é um mecanismo essencial para apoiar a transição global para uma economia mais sustentável e de baixo carbono.
Ele concentra em direcionar recursos financeiros para projetos e iniciativas que promovem práticas ambientalmente responsáveis.
Um exemplo concreto de como o financiamento verde pode ser aplicado é o projeto Mejuruá da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, na Amazônia.
Com o apoio do financiamento verde, o projeto consegue manter suas operações de conservação, ao mesmo tempo que gera créditos de carbono que podem ser comercializados no mercado.
Por Ana Carolina Ávila