Hoje a indústria do champanhe enfrenta desafios significativos devido às mudanças climáticas, mas responde com criatividade e inovação.

Nos últimos 30 anos, a região de Champagne passou de muito fresca para uma temperatura regional semelhante à de Bordéus no passado. Devido as altas temperaturas, a colheita anual ocorre três semanas mais cedo do que antes.

No entanto, essa situação afeta principalmente a qualidade dos vinhos. Os vignerons (viticultores) estão se adaptando a uma nova realidade que afeta a produção.

Nesse sentindo, a busca por manter o estilo e a qualidade pelo qual o champanhe e vinho são conhecidos requer soluções criativas.

Criatividade em Champagne

Os produtores de champanhe estão adotando estratégias para reduzir as emissões de carbono e adotar práticas mais sustentáveis.

Reduzir o peso das garrafas, reciclar resíduos e utilizar biomassa são algumas das iniciativas eficazes implementadas na Champagne.

A região foi a primeira vitivinícola do mundo a apresentar um plano ambicioso para reduzir as emissões de carbono. 

Contudo, é necessário manter o método que torna o champanhe tão especial e distinto entre outras bebidas alcoólicas.

Saiba mais: O champanhe está em vias de extinção

Vinhos e a mudança climática

Como já dito anteriormente, existem certos limites para a inovação dentro desse mercado, para não perder a essência da bebida que a torna especial. Fatores como logística na produção pode ser facilmente maleável, mas a escolha e fermentação das uvas são fixos.

Dessa forma, empresas e vinícolas buscam soluções criativas para contornar essa crise. A Naturalia Ingredients está desenvolvendo soluções baseadas na natureza, como a extração de açúcar cristal de uva, que não apenas reduzem as emissões de CO2. 

Ela foi lançada em 2009, dirigida por Gaetano Buglisi, se baseai na extração, na forma cristalina, de açúcares naturais de frutas.

Segundo Gaetano Buglisi, a empresa produz e distribui um produto natural, único e inovador com qualidade certificada. Provando que a sustentabilidade pode contribuir no setor de vinícolas.

Saiba mais: Sustentabilidade e inovação para superar a crise alimentar

Embora a produção de champanhe seja algo tradicional e cultural, há espaço para inovação, especialmente em termos de sustentabilidade e redução do impacto ambiental. As mudanças climáticas podem ser contornadas se soluções criativas e tecnológicas forem desenvolvidas.

Por Ana Carolina Ávila