A partir de 1º de agosto, a Hong Kong Exchanges and Clearing Limited (HKEX) ocorreu a adição das Reduções de Emissões Verificadas (GS-VERs) da Gold Standard na sua plataforma de créditos de carbono Core Climate.
Esta inclusão visa diversificar os projetos climáticos certificados disponíveis na plataforma.
Fortalecendo o suporte a projetos climáticos no caminho para a transição para zero líquido.
Saiba mais: Primeira fábrica de biodiesel na Bolívia
Importância do Gold Standard
O Gold Standard é um dos programas de certificação de créditos de carbono mais adotados globalmente.
Focado no combate às mudanças climáticas e no desenvolvimento sustentável. Cada GS-VER representa uma tonelada de emissões de CO2 evitadas, negociável no mercado voluntário de créditos de carbono.
O Core Climate da HKEX, lançado em outubro de 2022, suporta negociação, liquidação, custódia e aposentadoria de GS-VERs.
É o único mercado de carbono que oferece liquidação em Dólar de Hong Kong e Renminbi.
Com mais de 80 participantes, a plataforma inclui créditos de carbono de projetos certificados na Ásia, América do Sul e África Ocidental.
Saiba mais: Remoção de carbono Baseada na Natureza
Projeto Mejuruá
A inclusão dos créditos de carbono padrão-ouro na plataforma Core Climate da HKEX é um passo significativo para fortalecer iniciativas sustentáveis globalmente.
Projetos como o Mejuruá, focados na restauração e conservação florestal na Amazônia, podem se beneficiar desta infraestrutura robusta de mercado.
A iniciativa coordenado pelo empresário Gaetano Buglisi e pela BR ARBO, comercilizam créditos de carbono. Um certificado como o Gold Standard, poderia contribuir para o crescimento do projeto.
O Mejuruá exemplifica como projetos locais podem contribuir para a descarbonização global, alinhando-se com as metas de sustentabilidade promovidas pela HKEX e Gold Standard.
Saiba mais: HKEX introduzirá créditos de carbono padrão-ouro no clima central
Por Ana Carolina Ávila