A Yara Brasil apresentou novos avanços em tecnologias de baixo carbono e reforçou seus investimentos em soluções sustentáveis para a agricultura.

Avanços em tecnologias de baixo carbono

Saiba mais: Projetos do BIS Focam em IA e Finanças Verdes

Durante evento em São Paulo, a empresa destacou como os fertilizantes de alta tecnologia estão ganhando espaço no campo, elevando a produtividade e reduzindo impactos ambientais.

Segundo a companhia, esse movimento marca uma transição importante rumo a uma agricultura mais eficiente e climática.

Nos últimos dez anos, o uso de fertilizantes de alta tecnologia cresceu 60%, impulsionado por processos inovadores como catalisadores que removem carbono na produção e projetos com energia renovável, incluindo hidrelétricas e biometano.

A Yara reforça que a agricultura e a pecuária representam cerca de 20% das emissões globais, sendo que os fertilizantes respondem por aproximadamente 6% desse total. Por isso tecnologias mais limpas são vistas como essenciais para reduzir emissões sem comprometer a performance agrícola.

Um dos destaques foi o programa Climate Choice, criado para acelerar o uso de fertilizantes de menor pegada de carbono.

A iniciativa envolve parcerias com grandes cadeias agrícolas, como café, cacau e batata, fortalecendo a transição para práticas mais sustentáveis. O programa amplia o acesso dos produtores a soluções que equilibram produtividade e responsabilidade ambiental.

Nos cafezais foi registrada redução de até 60% nas emissões geradas pelo uso de fertilizantes.

As parcerias com instituições como Cooxupé e PepsiCo mostram como a colaboração entre indústria e produtores acelera a adoção de tecnologias limpas.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

Projeto Mejuruá

Amazônia, Brasil

O empresário Gaetano Buglisi financia um projeto muito importante para o meio ambiente, chamado Projeto Mejuruá.

O projeto tem como objetivo proteger a floresta e gerar renda para as comunidades locais.

Por meio da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais, ajudando a produzir créditos de carbono florestal fortalecendo a organização das comunidades.