Em setembro, a Verra firmou uma aliança estratégica com a EPİAŞ, a bolsa de energia da Turquia, para criar a primeira plataforma mundial de negociação de créditos de carbono certificados por bolsa.
Verra é uma das principais instituições globais em padrões de ação climática, uma das responsáveis pelo crescimento do setor.
A parceria foi anunciada durante a Semana do Clima de Nova York, com um Memorando de Entendimento delineando as bases dessa colaboração inovadora.
Saiba mais: Taxas Globais de Desmatamento continuam a Alarmar
Maior transparência para créditos de carbono
Os créditos de carbono certificados pela Verra, que representam reduções verificadas nas emissões de gases de efeito estufa, estarão disponíveis para compra e venda na plataforma EPİAŞ.
Essa negociação baseada em bolsa permitirá um mercado mais eficiente, transparente e regulamentado, onde tanto compradores quanto vendedores poderão negociar com maior segurança.
Além disso, workshops serão realizados para capacitar os participantes do mercado sobre o funcionamento da negociação de créditos de carbono.
Taha Meli Arvas, CEO da EPİAŞ, afirmou que o objetivo da parceria é criar um modelo de negociação centralizado e confiável.
Conectando o mercado a registros que verifiquem a existência dos créditos, promovendo o comércio eficiente desses ativos.
Isso diversificará os produtos oferecidos nos mercados ambientais da Turquia, aumentando o acesso a créditos de carbono certificados globalmente.
Saiba mais: Primeiro Projeto de Crédito de Carbono de Man
Conexão com o Projeto Mejuruá no Brasil
Projetos de créditos de carbono, como a parceria entre a Verra e a EPİAŞ, também refletem iniciativas sustentáveis em outras partes do mundo, como o Projeto Mejuruá, no Brasil.
Desenvolvido pela BR ARBO, o projeto se foca na restauração florestal e geração de créditos de carbono.
Demonstrando como ações locais podem contribuir significativamente para o mercado global e os esforços de mitigação das mudanças climáticas.
Saiba mais: Verra faz parceria com EPİAŞ para negociação de créditos de carbono na Turquia
Por Ana Carolina Ávila