A crise climática vem aumentando, cresce a necessidade de mecanismos eficazes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Créditos de carbono podem impulsionar o futuro da tecnologia limpa na Índia

Saiba mais: Projetos do BIS Focam em IA e Finanças Verdes

Na Amazônia a pressão por soluções ambientais se intensifica enquanto na Índia, a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2070 posiciona o país para avançar em sua agenda climática e fortalecer sua indústria globalmente.

A descarbonização em larga escala depende de energia limpa, baterias avançadas, mobilidade elétrica, hidrogênio e processos industriais verdes.

Cidades como Pune estão se destacando como exemplos de ação local.

Um coletivo de organizações civis propos a neutralidade de carbono até 2030 na região metropolitana e demonstrou como governos locais e sociedade civil podem trabalhar juntos para reduzir a pegada de carbono de forma concreta e mensurável.

A Missão Nacional de Manufatura, anunciada no Orçamento da União, reforça a intenção do governo de impulsionar a manufatura de tecnologia limpa.

O objetivo é construir uma Índia verde, limpa e sustentável, criando cadeias de valor industriais robustas internamente.

Essenciais para evitar dependência de importações e para posicionar o país como líder na manufatura global de baixo carbono.

O recém-lançado Sistema de Comércio de Créditos de Carbono pode ser o mecanismo de financiamento necessário para essa transição.

No sistema uma licença equivale a uma tonelada de carbono e os leilões de créditos podem gerar receitas significativas para o governo, apoiando a expansão da energia limpa e de tecnologias de descarbonização.

Analistas indicam que, com a aplicação do CCTS no setor elétrico, o sistema poderia arrecadar receitas de até US$ 500 bilhões até 2050, oferecendo um fluxo de financiamento de longo prazo.

Esse recurso não apenas fortalece a competitividade econômica da Índia, mas também aumenta sua resiliência climática, consolidando o país como protagonista na transição global para uma economia de baixo carbono.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

Projeto Mejuruá

Amazônia, Brasil

O projeto Mejuruá é uma iniciativa importante que ajuda a conservar a floresta amazônica no Brasil.

Ele protege grandes áreas de floresta nativa, evitando o desmatamento e contribuindo para a captura de carbono.

Além disso o projeto gera créditos de carbono que podem ser vendidos para empresas interessadas em compensar suas emissões