Recentemente, a a TransparenC está revolucionando o mercado de créditos de carbono. Usando dados de sensoriamento remoto e inteligência artificial, a TransparenC busca reconstruir a confiança e acelerar os investimentos em soluções baseadas na natureza.
As acusações de greenwashing e a incredulidade pública em relação à eficácia das compensações de carbono têm prejudicado os mercados de carbono.
A incerteza impede investimentos e dificulta o reconhecimento de projetos de alta qualidade.
Saiba mais: Greenwashing: o que é e por que essa palavra pode impactar seus investimentos e suas compras
Ao transformar dados complexos em formatos envolventes e acessíveis, a TransparenC revitaliza os projetos de crédito de carbono.
Para restaurar a confiança e promover o investimento em soluções climáticas naturais, a plataforma oferece avaliações criteriosas, modelos 3D e mapas interativos
Vantagens para o mercado de créditos de carbono
A TransparenC oferece uma ferramenta de visualização dinâmica, imersiva e transparente, em vez de documentos de projeto desatualizados (PDDs) com centenas de páginas.
Essa abordagem torna as informações importantes dos projetos facilmente acessíveis e facilita a compreensão.
Alguns benefícios da plataforma:
- Para os desenvolvedores de Projetos, a plataforma TransparenC é uma ferramenta poderosa para vendas, pois elimina suposições das conversas de vendas e fornece visuais claros e envolventes.
- Para os Compradores Corporativos: A plataforma aumenta o engajamento com clientes e funcionários, ajudando os compradores a visualizar seu portfólio de projetos de carbono.
Isso é importante porque a participação dos clientes nos programas de compensação de carbono das companhias aéreas é de apenas 1% a 3%.
Saiba mais: Pouca transparência do mercado de crédito de carbono
Obstáculos na comercialização de créditos de carbono
A falta de transparência sobre a legitimidade e os custos dos projetos é um grande obstáculo para a TransparenC.
Ao fornecer aos seus clientes corporativos benefícios financeiros diretos, a plataforma tem como objetivo aumentar as taxas de adesão dos clientes.
Henry Albrecht e Nicklas Wallendahl se conheceram durante seus estudos de MBA no INSEAD, e percebendo a dificuldade de criar credibilidade no mercado de carbono, fundaram a TransparenC.
A empresa já garantiu financiamento pré-semente de 1,7 milhão de euros, mostrando que os investidores estão muito interessados em seu método inovador de transparência na compensação de carbono.
Resultado dos créditos de carbono na preservação do clima
O objetivo da TransparenC é mudar o mercado de créditos de carbono fornecendo transparência e credibilidade, que são essenciais para a expansão dos investimentos em soluções climáticas naturais e para o sucesso dos projetos de compensação de carbono.
Saiba mais: Organizações Brasileiras lançam a “Iniciativa Brasileira para o Mercado Voluntário de Carbono”
Por Ana Carolina Ávila