A RecycleGO e a Ocean Integrity fizeram uma parceria para criar uma plataforma inovadora que transforma a recuperação de plástico em créditos de carbono certificados.

RecycleGO e Ocean Integrity transformam recuperação de plástico em créditos de carbono

Como está funcionando essa parceria?

Essa proposta usa tecnologia blockchain para garantir rastreabilidade e transparência em todo o processo. ( Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído e descentralizado, que armazena informações em blocos interligados em uma cadeia, formando uma espécie de livro-razão digital).

Essa iniciativa representa uma nova forma de gerar renda para recicladores e incentiva práticas sustentáveis ligando reciclagem, clima e economia circular. Pois com a plataforma, recicladores qualificados podem transformar a recuperação de plástico tanto atual quanto dos últimos três anos em créditos de carbono verificados, válidos nos mercados voluntários.

Essa é a primeira vez que o trabalho de reciclagem pode ser convertido em créditos digitais certificados por terceiros, oferecendo um retorno financeiro real por suas ações ambientais.

Tecnologia Blockchain

A tecnologia blockchain garante que cada atividade de recuperação seja registrada com data, localização e segurança, evitando fraudes e aumentando a confiança no sistema.

Para garantir a credibilidade, a plataforma segue metodologias reconhecidas, como as da Verra, e conta com auditorias externas, realizadas por organizações como o ECOTAS. Após a validação, os créditos são emitidos, e os recicladores recebem os pagamentos, incluindo valores retroativos.

Além do impacto ambiental, o programa também busca beneficiar comunidades locais e incluir recicladores independentes e cooperativas. Grupos comunitários, centros de triagem, empresas e cooperativas que registram suas atividades podem participar. Isso amplia o acesso aos mercados de carbono e promove geração de renda em regiões que mais precisam.

O lançamento oficial da emissão de créditos está previsto para o quarto trimestre de 2025. Os primeiros participantes terão acesso a benefícios extras, como créditos retroativos e preferência em negociações com empresas que valorizam impacto social e ambiental.

A parceria entre RecycleGO e Ocean Integrity aponta para um novo modelo de compensação climática, mais justo, rastreável e acessível para todos.

Projeto Mejuruá: Br Arbo

O Projeto Mejuruá é considerado também um modelo de compensação climática. Ele fica localizado na Amazônia e é financiado pelo empresário Gaetano Buglisi. E consiste por meio da geração de carbono preservar e proteger as nossas florestas na Amazônia. Esse projeto se intensificando através de práticas sustentáveis que combate às mudanças climáticas.