O Paquistão iniciou a implementação de seu mercado nacional de carbono, dentro de uma iniciativa financiada pela Alemanha.

Paquistão avança na criação de mercado nacional de carbono

O projeto faz parte do programa SPAR6C, criado para apoiar países em desenvolvimento na transição para economias de baixo carbono e alinhadas aos padrões do Acordo de Paris.

Saiba mais: US$ 5,4 Bi no Mercado de Créditos de Carbono

O novo mercado permitirá que empresas e governos comprem e vendam créditos de carbono, criando incentivos financeiros para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Segundo o Artigo 6 do Acordo de Paris, essa troca internacional de créditos ajuda os países a atingirem suas metas climáticas.

Ao mesmo tempo em que financia projetos sustentáveis em nações mais vulneráveis.

O Ministério do Clima do Paquistão destacou que o país enfrenta desafios cada vez mais graves.

Diante disso o mercado de carbono surge como uma ferramenta essencial para atrair investimentos climáticos e apoiar a transição sustentável do país.

De acordo com o ministro Musadik Malik, os mercados de carbono “não se tratam apenas de negociar créditos, mas de valorizar a ação climática de forma justa”.

A declaração foi feita durante encontro com representantes da Embaixada da Alemanha, do GGGI e do Centro Climático de Copenhague

A iniciativa SPAR6C ajudará o Paquistão a desenvolver sistemas de precificação e comercialização de carbono transparentes e de alta integridade.

Em conformidade com suas Contribuições Nacionalmente Determinadas.

Além de impulsionar inovação verde, o país busca integrar suas reduções de emissões aos mercados internacionais de carbono, fortalecendo sua posição como ator climático global.

Saiba mais: Mercado de Créditos de Carbono da Tailândia

Projeto Mejuruá

O Projeto Mejuruá tem como objetivo proteger a floresta amazônica e ajudar as comunidades locais.

E essa proteção vem por meio da conservação ambiental, ele gera créditos de carbono que contribuem para a redução das emissões de gases poluentes, promovendo o desenvolvimento sustentável na região.