A MSCI, renomada provedora de dados e pesquisa de investimentos, anunciou o lançamento das MSCI Carbon Project Ratings, uma iniciativa que visa auxiliar participantes no mercado de créditos de carbono.
Como compradores, investidores e desenvolvedores, a avaliar a qualidade e a integridade dos projetos no mercado de carbono
O mercado de carbono, que cresce rapidamente e ainda opera de forma não regulamentada, enfrenta desafios significativos.

Especialmente no que diz respeito à diferenciação entre projetos de alta e baixa qualidade.
Saiba mais: Preços de Carbono Atingem Recorde de US$ 104 Bi em 2023
Crescimento da Demanda por Créditos de Carbono
Com o aumento das ambições corporativas de alcançar emissões líquidas zero, a demanda por créditos de carbono está em plena expansão.
Esses créditos são vistos como uma solução temporária, permitindo que empresas equilibrem suas emissões enquanto continuam trabalhando para reduzir suas pegadas de carbono de forma direta.
Contudo, a ausência de dados consistentes e a dificuldade de avaliar a eficácia dos projetos levantam preocupações sobre a integridade do mercado.
O novo sistema de classificação da MSCI cobre mais de 4.000 projetos de carbono e é baseado em uma análise de diversos critérios, incluindo impacto climático, ambiental e social,
Projetos serão avaliados em duas categorias principais: impacto de emissões e integridade de implementação.
Essas categorias serão classificadas em uma escala de sete pontos, que vai de AAA (indicando uma alta probabilidade de que o projeto atinja 1 tonelada de redução de emissões por crédito) a CCC (indicação de baixo impacto e risco de não conformidade com padrões éticos e legais).
Saiba mais: Investimento de US$ 25 Mi em Remoção de Carbono
Confiança e Transparência no Mercado: BR ARBO
As novas classificações oferecem aos clientes a oportunidade de comparar créditos de carbono em todo o mercado.
Mitigando riscos e garantindo que suas decisões de investimento estejam alinhadas com critérios de sustentabilidade e governança.
Essas medidas são especialmente relevantes para projetos como o Mejuruá, da BR ARBO, que já tem foco na integridade e sustentabilidade na geração de créditos de carbono.
A iniciativa da MSCI ajudará a destacar projetos de alta qualidade, incentivando maior confiança nos mercados voluntários de carbono.
Saiba mais: MSCI lança novas classificações de projetos de crédito de carbono
Por Ana Carolina Ávila