Em setembro, a startup alemã NeoCarbon, especializada em captura direta de ar (DAC), revelou seu mais recente avanço: um laboratório químico de ponta em Berlim, dedicado à captura de carbono.
Este laboratório representa um marco importante na missão da NeoCarbon de liderar a indústria na criação de soluções escaláveis e eficientes para captura de carbono.
Silvain Toromanoff, cofundador e CTO da NeoCarbon, destacou a importância do novo laboratório: “Essa instalação nos coloca em uma posição estratégica para otimizar os sorventes que desenvolvemos, ajustando-os às necessidades específicas dos nossos clientes, ao mesmo tempo em que impulsionamos a escalabilidade e a eficiência das tecnologias de DAC”.
Saiba mais: Projeto Kuamut: Sabah inicia venda de créditos de carbono
Tecnologias para a captura de carbono
O laboratório permitirá à NeoCarbon testar e melhorar o desempenho dos sorventes em diversas condições, como diferentes temperaturas, umidade, concentração de CO2 e pressões.
Além disso, a instalação oferece capacidade de produção ampliada, desde amostras de um grama até um quilo, facilitando testes de eficiência, capacidade de captura e consumo de energia.
Um diferencial importante da NeoCarbon é a sua capacidade de integrar sua tecnologia com a infraestrutura industrial existente, como chaminés, utilizando calor residual para capturar CO2.
Isso é particularmente relevante na redução de emissões de indústrias intensivas em carbono, como fábricas de cimento. E na geração de créditos de remoção de carbono, um potencial novo fluxo de receita.
A inauguração do laboratório acontece após a NeoCarbon assegurar uma rodada de financiamento inicial de € 3,2 milhões, liderada pela RAISE Seed For Good e novos investidores anjos.
Recentemente, a empresa também firmou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Cool Planet, do Reino Unido, para projetos conjuntos que integram captura de CO2 de fontes pontuais e captura direta de ar usando calor residual.
Saiba mais: Cathay Pacific está na busca net zero
Iniciativas Ambientais da BR ARBO
A BR ARBO, atuante no mercado de créditos de carbono, também está acompanhando de perto as inovações no setor de captura de carbono.
Com projetos voltados para energias renováveis e reflorestamento, como o Projeto Mejuruá, a empresa vê na evolução de tecnologias como a da NeoCarbon uma oportunidade para complementar suas iniciativas de mitigação climática. Para fortalecer o mercado de créditos de carbono no Brasil.
A integração dessas tecnologias pode potencializar a eficiência das operações da BR ARBO, ampliando o impacto positivo na preservação do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas.
Saiba mais: NeoCarbon revela novo laboratório de sorventes de captura de carbono
Por Ana Carolina Ávila