Em 28 de julho de 2025 a Green Star Royalties parceira da Star Royalties destacou um novo acordo entre a NativState, desenvolvedora de projetos florestais e a gigante de energia TotalEnergies.

A Green Star Royalties destaca o acordo de compra de créditos de carbono da NativState com a TotalEnergies

Esses créditos são obtidos por meio da proteção e melhor uso de áreas de floresta.

Os projetos da NativState envolvem mais de 280 pequenos e médios proprietários rurais e cobrem uma área de florestas equivalente a centenas de milhares de campos de futebol.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

O objetivo é oferecer uma forma de renda sustentável para os donos das terras, sem a necessidade de cortar madeira de forma agressiva.

A iniciativa também ajuda esses proprietários a adotarem boas práticas de conservação com apoio técnico e educacional.

Os créditos de carbono serão usados pela TotalEnergies para compensar parte de suas emissões de poluentes a partir de 2030.

Isso faz parte do compromisso da empresa em reduzir seu impacto ambiental.

Os créditos seguem um padrão reconhecido internacionalmente, o que dá mais segurança e valor ao acordo.

A floresta é preservada, a biodiversidade é mantida, os rios e animais têm mais proteção e os donos das terras recebem apoio técnico e financeiro para manter o território de pé e produtivo.

Segundo o CEO da Star Royalties Alex Pernin esse tipo de parceria de longo prazo mostra como grandes empresas podem apoiar soluções sustentáveis e ajudar pequenos produtores a proteger suas florestas.

Saiba mais: Decisão do Senado sobre o mercado de crédito brasileiro

Ele destacou que esse é o tipo de compromisso necessário para que os projetos ambientais ganhem escala e tragam resultados reais para o planeta.

Projeto Mejuruá

O Projeto Mejuruá é uma iniciativa de conservação florestal na Amazônia que visa proteger áreas nativas e gerar créditos de carbono por meio da preservação ambiental.

Financiado pelo empresário Gaetano Buglisi que quer combater o desmatamento e promover benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais, contribuindo para uma transição climática justa e sustentável.