O Ministério Público de Rondônia promoveu em Porto Velho o seminário “Economia Sustentável: Pagamento por Serviço Ambiental e Crédito de Carbono“.
Reunindo especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Saiba mais: Mercado de Créditos de Carbono da Tailândia
O encontro foi meio organizado pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, e teve como objetivo discutir soluções que conciliem desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Na abertura o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou a importância de fortalecer ações que promovam sustentabilidade e geração de renda.
“Este evento representa mais um passo na defesa e proteção do meio ambiente em Rondônia”, afirmou o procurador.
Durante o seminário, painéis temáticos abordaram temas como o marco legal do PSA, segurança jurídica dos projetos de carbono, economia verde, monitoramento ambiental e tecnologias aplicadas à sustentabilidade.
As discussões contaram com a participação de especialistas do Poder Judiciário, órgãos ambientais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil.
O PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) foi apresentado como uma forma de remunerar práticas de conservação, como preservação de florestas e proteção de mananciais.
Já o crédito de carbono foi debatido como uma ferramenta para compensar emissões e gerar oportunidades econômicas.
O MPRO reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a integração entre poder público e sociedade e o fortalecimento de políticas ambientais.
Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono
