Recentemente, com instalações solares notáveis e o mercado de veículos elétricos, a China é claramente líder em tecnologia verde e energia renovável, caminhando para a missão de Net Zero.

A China tem mais painéis solares instalados do que toda a outra parte do mundo, e a BYD superou a Tesla como a maior fabricante mundial de veículos elétricos. Segundo a Agência Internacional de Energia, a China tem 45% de carros elétricos, à frente da Europa (25%) e dos Estados Unidos (11%).

Como o centro de tecnologia internacional da China e a porta de entrada para a Ásia, Hong Kong tem uma enorme oportunidade para atingir as metas regionais de emissões líquidas zero.

Ao seguir os passos da China, a Ásia pode acelerar sua transformação energética e de outros setores importantes, tendo um efeito positivo sobre a mudança climática global.

Saiba mais: Hong Kong Green Finance Association

Poman Lo, fundador do Instituto de Sustentabilidade e Tecnologia (IST) e organizador da Cimeira One Earth, que ocorreu em Hong Kong em março, enfatizou que a Ásia tem o papel privilegiado de liderar a transição para emissões líquidas zero em todo o mundo.

Hong Kong é uma ótima cidade para parcerias e soluções sustentáveis devido à sua força financeira e à sua capacidade de se tornar um centro de inovação e tecnologia.

Projetos de finanças sustentáveis em Hong Kong

As ações recentes de Hong Kong demonstram seu compromisso com as finanças verdes.

Com um total de 20 bilhões de dólares em títulos verdes de varejo em Hong Kong, a cidade lidera em inovações, sendo o primeiro título verde tokenizado do mundo.

O governo anunciou recentemente um novo lote de títulos verdes digitais no valor de 6 bilhões de dólares de Hong Kong e tem o objetivo de aumentar a emissão anual de títulos verdes para 65 bilhões de dólares de Hong Kong.

Hong Kong está trabalhando para alinhar suas divulgações de sustentabilidade com os padrões estabelecidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).

Christopher Hui, Secretário de Serviços Financeiros e do Tesouro, anunciou os planos para estabelecer um padrão claro e transparente para os relatórios de sustentabilidade das empresas de Hong Kong até 2024.

Saiba mais: Green and Sustainable Banking

Hong Kong no cenário mundial

Hong Kong é um importante centro de financiamento verde na China Continental.

Joseph Chan, Subsecretário dos Serviços Financeiros e do Tesouro, afirmou que a transformação verde da Ásia exigirá investimentos de aproximadamente 66 trilhões de dólares nos próximos 30 anos, destacando a enorme necessidade de financiamento verde na região.

A dívida verde e sustentável na Ásia já está concentrada em Hong Kong.

Com cerca de 220 fundos ESG gerenciando ativos de 170 bilhões de dólares, a cidade é um dos maiores centros financeiros verdes do mundo.

Investidores globais, como o Twynam Group, o escritório familiar australiano, estão decididos a investir em empresas tecnológicas que visam reduzir as emissões de carbono em Hong Kong.

Saiba mais: SUSTAINABLE FINANCE

Resultado dos projetos Net Zero

Aproveitando sua força financeira e tecnológica, Hong Kong está bem posicionado para liderar a missão de emissões líquidas zero na Ásia.

Mais de 4.200 startups estão sediadas na cidade e a cidade está atraindo investimentos significativos em empreendimentos verdes, criando um ambiente vibrante para a inovação sustentável.

No Brasil, iniciativas privadas também contribuem para atingirmos o Net Zero. Por exemplo o projetos de créditos de carbono da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi.

Esta é uma oportunidade de ouro para Hong Kong, pois reunirá empresários e líderes de várias áreas para promover a colaboração entre setores e fortalecer seu papel como plataforma global para a ação climática.

Por Ana Carolina Ávila