Guimarães deu mais um passo rumo a sustentabilidade ao integrar 11 novos clubes ao projeto “Desporto Carbono Zero”.

Projeto “Desporto Carbono Zero” em Guimarães já conta com 29 membros

Saiba mais: Petrobras está Alinhada com Governo sobre a Amazônia

Projeto Desporto Carbono Zero

Esse projeto está sendo liderado pela prefeitura em parceria com o Laboratório da Paisagem e está buscando reduzir o impacto ambiental das atividades esportivas no município. O objetivo é unir esporte e responsabilidade climática promovendo a compensação da pegada de carbono gerada por eventos esportivos.

Além de reduzir emissões o movimento funciona como uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental, pois a proposta é mostrar que o esporte também pode inspirar mudanças positivas e se tornar um agente ativo na luta contra as alterações climáticas.

Cada clube que entra para o programa recebe um plano de sustentabilidade personalizado e que é desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem. Esse plano inclui a medição das emissões de carbono como metas de redução e práticas sustentáveis a serem usadas no dia a dia.

Além disso os clubes terão acesso a uma plataforma digital para monitorar o desempenho ambiental e participarão de ações de capacitação voltadas a atletas, treinadores, dirigentes e comunidade.

O plano é adaptado à realidade de cada organização e aborda áreas como consumo de energia, uso de água, gestão de resíduos e mobilidade. Essas ações são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em tornar Guimarães neutra em carbono até 2030. A equipe técnica do projeto acompanhará a implementação para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Saiba mais: Taxas Globais de Desmatamento continuam a Alarmar

Projeto Mejuruá: Br Arbo

O Projeto Mejuruá é um projeto muito importante para o Meio Ambiente e toda essa iniciativa é financiada pelo empresário Italiano Gaetano Buglisi. O projeto conta com um pilar muito essencial que é a proteção da floresta amazônica, onde o mesmo está localizado. Por meio da geração de carbono ele acaba criando um espaço amplo de manejos sustentáveis que contribuem e incentivam o desenvolvimento de uma economia mais verde.