Os famosos green bonds têm ganhado destaque no mercado financeiro, principalmente após a conjuntura mundial de crescente demanda por investimentos sustentáveis.  

Os green bonds, ou títulos de dívida verde, são considerados instrumentos para as instituições que visam rentabilidade em conjunto com projetos de cunho sustentável, como preservação ambiental, energia renovável e conservação florestal.

Sendo assim, com a crescente conscientização mundial por práticas verdes, a demanda por esse tipo de título aumentou exponencialmente.

No Brasil, a emissão de green bonds representa 50% das dívidas corporativas da nação, conforme relatórios do Banco Central.

Este mercado corrobora com a estratégia ESG (Environmental, Social, and Governance), visando investimentos com benefício social e ambiental.

Assim, sua principal vantagem é gerar impacto positivo no meio ambiente, promovendo a oportunidade de o investidor financiar projetos verdes.

Leia: XRP Ledger: Alternativa Financeira Sustentável

Contudo, os green bonds oferecem retornos menores que os títulos tradicionais, pois as instituições que pretendem atingir suas metas ambientais podem emitir tais títulos a custos mais baixos.

Estudiosos apontam que, algumas vezes, os investidores abrem mão de uma maior rentabilidade para promover um investimento com propósito, beneficiando o meio ambiente.

Porém, como em todos os investimentos, há riscos. Dentre as problemáticas, destaca-se a possibilidade de a empresa não cumprir suas metas propostas, impactando sua reputação no mercado e, assim, sua capacidade de emitir títulos novos.

Com isso em mente, é necessário investigar o compromisso da empresa com o projeto, além das condições do mercado, para investir neste ativo verde.

As empresas não são as únicas investidoras em green bonds. Instituições governamentais também aumentaram sua demanda para financiar iniciativas ambientais. A exemplo, o governo brasileiro emitiu US$ 2 bilhões para a preservação da Amazônia.

Portanto, a demanda por investimentos em títulos verdes aumentou, porém, os riscos de práticas como o greenwashing, onde instituições promovem discursos sem cumprir as promessas, devem ser analisados de forma minuciosa. 

Saiba mais: Os Títulos Verdes da Gevo estão com Taxas de Juros mais Altas

Assim, embora com retornos monetários menores, os green bonds são uma solução para aqueles que desejam contribuir para a sustentabilidade.

Sendo assim, o investimento neste mercado auxilia na mitigação de mudanças climáticas, fomentando a sustentabilidade global. Com isso em mente, a BR ARBO Gestão Florestal, liderado por Gaetano Buglisi, investe na sustentabilidade e no benefício do planeta por meio do projeto Mejuruá.