Nesse ano, o escritório de advocacia Cliffor Change assessorou a Solarpack Corporación Tecnológica, empresa global de energia renovável, em um financiamento corporativo. O financiamento foi de 176,6 milhões de dólares para a usina fotovoltaica de San Martín, maior usina solar do Peru.
Esse é o maior financiamento verde no âmbito do Quadro de Financiamento Verde da Solarpack, estabelecidos pela Loan Market Association. A empresa Espanhola, possui três áreas de operações no sul do Peru, sendo a usina solar de San Martín a maior.
A empresa representa um papel importante no mercado de finanças verdes do Peru. Seus objetivos são:
- Estratégia ESG
- Proteção do meio ambiente
- Proteção de recursos naturais
- Monitorar as alterações climáticas
O financiamento foi assinado com BVA, BNP Paribas, Crédit Agricole e Natixis. Foi utilizado uma estrutura de project finance, uma modalidade de financiamento voltada para empreitadas de grande porte. Esse é o primeiro financiamento do setor privado peruano que utiliza o Power Purchase Agreement (PPA).
Saiba mais: Clifford Chance aconselha credores sobre financiamento de energia solar na República Dominicana
O PPA para energia solar é um contrato de longo prazo para a compra e venda de energias renováveis. O acordo permite que produtores de energia solar comercialize energia elétrica a consumidores com preços prefixados
A usina solar de San Martín está atualmente com capacidade total de 300MW e está buscando aumentar sua capacidade em 819GWh por ano. Isso pode evitar a emissão de 564 toneladas de dióxido de carbono e gerar energia para 440.000 habitações.
O acordo é um marco significativo para a Solarpack, sendo sua maior transação financeira até agora. Além de reafirmar o compromisso da empresa com seus objetivos. A empreitada na usina solar de San Martín, permitirá a empresa acelerar sua transição para a produção de uma energia mais limpa e acessível.
Importância do Financiamento Verde
O financiamento verde é uma estratégia essencial para promover o desenvolvimento sustentável e enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
Esse tipo de financiamento direciona recursos para projetos e iniciativas que visam a conservação ambiental, a eficiência energética e a redução das emissões de carbono, entre outros objetivos ecológicos.
Saiba mais: Tesla poderá vender créditos de carbono na Coreia do Sul
O projeto Mejuruá da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, é um exemplo destacado de como o financiamento verde pode ser aplicado com sucesso.
Por Ana Carolina Ávila