A CFC, empresa de seguros, apresentou recentemente um novo tipo de seguro, a cobertura da entrega de carbono. Esta novidade tem como objetivo proteger os compradores e promover o crescimento do mercado voluntário de carbono.

A apólice Carbon Delivery Insurance é uma inovação no setor, pois protege os compradores contra os riscos políticos e físicos associados à aquisição futura de créditos de carbono voluntários.

Em caso de não entrega dos créditos de carbono, ela garante o reembolso total do investimento do comprador.

 Além disso, um modelo de subscrição sofisticado desenvolvido pela CFC avalia o projeto de carbono em si, simplificando o processo de compra e eliminando a necessidade de formulários extensos e discussões prolongadas.     

A CFC oferece cotações rápidas para mais de 300 projetos, muitas vezes no mesmo dia. para mais de 300 projetos registrados de carbono.

Saiba mais: Projetos de Carbono

A empresa afirma que, à medida que as pessoas tentam reduzir suas emissões para alcançar o objetivo de neutralidade carbônica, mais seguradoras verão o potencial dos mercados de carbono.

As seguradoras podem desempenhar um papel benéfico em um mercado de carbono que pode valer mais de US$ 1 trilhão até 2050 ao facilitar a transferência de risco.

Ao que diz respeito à empresa, a CFC, que originalmente se chamava ClickForCover.com, foi uma das primeiras empresas a comercializar seguros online nos anos 90.

Expandiu seus negócios e concentrou suas operações na tecnologia nos últimos vinte anos.

A CFC, com sede em Londres e escritórios em todo o mundo, pretende oferecer novos seguros relacionados à cadeia de valor de carbono até 2030.

Inovando no Mercado Voluntário de Carbono

A CFC fez uma pesquisa para estudar crescente demanda entre os principais participantes do mercado por seguro de carbono e ajudar a mitigar os riscos do mercado voluntário de carbono (VCM).

Para isso a CFC entrevistou mais de 500 empresas ativamente envolvidas no mercado, e obtiveram os seguintes dados:

  • 75% dos compradores existentes não estão seguros com as entregas;
  • 65% sofreram perdas por não entregas;
  • 80% disseram que gostariam de considerar a compra de um seguro contra entrega insuficiente;
  • 50% dos não compradores disseram que estariam mais inclinados a comprar créditos de carbono voluntários, pela quantidade de risco.

Por fim eles produziram um relatório chamado “Uma oportunidade imperdível no mercado de carbono” que fornece mais detalhes sobre como o VCM funciona. O relatório encontra-se disponível no site da empresa para aqueles interessados no Seguro para Entrega de Carbono.

Saiba mais: “Demanda por produtos financeiros verdes está mais forte”, diz diretora de banco francês

Mercado de Carbono e sua Importância

O mercado de carbono é uma ferramenta vital para combater as mudanças climáticas, promovendo práticas sustentáveis e promovendo a redução de emissões de gases de efeito estufa.

O projeto Mejurua da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, é um exemplo notável nesse contexto.

O projeto, localizado na Amazônia, visa manter vastas áreas florestais preservadas, reduzindo o desmatamento e promovendo a regeneração natural.

Ao preservar essas regiões, o projeto não apenas preserva a biodiversidade local, mas também captura e armazena grandes quantidades de carbono, gerando créditos de carbono que podem ser vendidos.

Esses créditos são essenciais no mercado de carbono porque permitem que empresas e nações compensem suas emissões investindo em projetos sustentáveis.

Saiba mais: O que são Green Bonds (Títulos Verdes)? | Bora Investir

Por Ana Carolina Ávila