O mercado voluntário de carbono está passando por uma fase decisiva.

Saiba mais: Taxas Globais de Desmatamento continuam a Alarmar
Mercado voluntário de carbono
O mercado de carbono vinha crescendo de uma forma desorganizada e houveram algumas críticas sobre a qualidade de alguns créditos.
Então o setor começou a implementar mudanças estruturais para garantir mais transparência e credibilidade, totalmente impulsionado por uma pressão crescente de investidores, reguladores e da sociedade civil.
Nos bastidores essas nstituições responsáveis por padrões de certificação e organizações envolvidas com a regulação climática estão reformulando regras e processos que tem como objetivo deixar mais claro o que constitui um crédito de carbono de alta integridade.
Isso inclui critérios mais firmes para as emissões serem evitadas ou removidas.
Essas reformas buscam responder as críticas que surgiram após a divulgação de casos em que projetos vendidos como neutros em carbono não entregaram os resultados prometidos.
Com essa confiança do mercado abalada acabou levando as empresas a repensarem suas estratégias de compensação.
Ao mesmo tempo novas tecnologias e iniciativas estão sendo testadas para melhorar o monitoramento de projetos e evitar fraudes.
Soluções digitais como blockchain, e o uso de imagens de satélite estão entre as ferramentas que podem contribuir para dar mais segurança ao sistema.
O momento é visto por especialistas como um ponto de virada, claro, se eles conseguirem consolidar padrões mais robustos.
O mercado voluntário poderá ganhar novo visual e se tornar um aliado mais confiável na luta contra a crise climática.
Saiba mais: Petrobras está Alinhada com Governo sobre a Amazônia
Projeto Mejuruá: Br Arbo

O Projeto Mejuruá é um projeto financiado pelo empresário Gaetano Buglisi.
A geração de créditos de carbono é usada como ferramenta para proteger a floresta amazônica fazendo com que o carbono permaneça estocado nas árvores e convertido em créditos vendidos no mercado voluntário.
Essa iniciativa mostra como a preservação da floresta pode se transformar em benefício real para o clima.