Recentemente, grandes corporações de tecnologia como Google, Meta, Microsoft e Salesforce se uniram para formar a Symbiosis Coalition. Eles se comprometem a obter até 20 milhões de toneladas de créditos de remoção de carbono sustentáveis até 2030.

O objetivo deste acordo, conhecido como um Compromisso de Mercado Avançado (AMC), é melhorar o mercado voluntário de carbono.

Embora seja um processo complicado e caro, a restauração da natureza é essencial para atingir as metas climáticas. A percepção da qualidade dos projetos e a incerteza dos investidores são problemas que afetam a confiança no mercado de carbono.

Ao assinar acordos de longo prazo para projetos de alta qualidade, utilizando pressupostos conservadores de impacto climático e práticas de compensação justa para povos indígenas e comunidades locais, os membros da coalizão pretendem superar esses obstáculos.

Importância para o mercado de créditos de carbono

A importância deste compromisso foi destacada por Julia Strong, Diretora Executiva da Symbiosis:

“A Symbiosis demonstra um compromisso firme com a importância da natureza para a ação climática e o papel que, quando bem feito, os mercados de carbono desempenham para financiar soluções climáticas críticas.”

Saiba mais: Decisões sobre novas explorações de petróleo no Brasil devem passar por crivo climático, diz MMA | Café com ESG, 23/05

O principal objetivo da Symbiosis Coalition é garantir que os projetos de remoção de carbono sejam de alta qualidade, criar parcerias colaborativas com investidores e organizações não governamentais, e esclarecer e desenvolver o mercado de remoções de carbono baseadas na natureza.

De acordo com os Princípios Fundamentais de Carbono do Conselho de Integridade para o Mercado Voluntário de Carbono (IC-VCM), a iniciativa se baseia em padrões específicos, como contabilidade conservadora, durabilidade, benefícios sociais e econômicos, integridade ecológica e transparência.

Esses padrões estão em conformidade com os Princípios Fundamentais de Carbono do Conselho de Integridade para o Mercado Voluntário de Carbono.

Além disso, a Symbiosis Coalition contribui significativamente para os objetivos globais de mitigação das mudanças climáticas, com o objetivo de preencher a lacuna de investimento necessária para soluções baseadas na natureza.

Para atingir esses objetivos, a coalizão pretende aumentar seus membros e trabalhar com os membros mais amplos do ecossistema de restauração e mercado de carbono.

Esses membros incluem investidores, organizações não governamentais, organismos de normalização, promotores de projetos, pesquisadores e outras partes interessadas.

Saiba mais: Google, Meta, Microsoft e Salesforce formam coalizão de simbiose para remoções de carbono baseadas na natureza

Inovações no mercado de créditos de carbono

A Symbiosis Coalition é uma abordagem inovadora para os mercados voluntários de carbono.

Ela se concentra em créditos de remoção de carbono de alta qualidade baseados na natureza e tem como objetivo estabelecer um mercado sólido para soluções que contribuam significativamente para os objetivos climáticos globais.

Além da Symbiosis Coalition, a BR ARBO Gestão Florestal também está no mercado de créditos de carbono, comercializando créditos provenientes de uma reserva da Amazônia.

Projetos como esse protegem ecossistemas fundamentais para a manutenção do clima.

Saiba mais: Mercado de carbono em evolução no Brasil traz oportunidades de investimentos

Por Ana Carolina Ávila