Nesse ano, a empresa de produtos químicos renováveis e biocombustíveis Gevo, recomercializou os seus títulos verdes emitidos em 2021, a uma taxa de juros mais alta.

A três anos atrás, sua subsidiária em Iowa fixou os juros a uma taxa de 1,5%, agora renegociaram seus títulos insetos de impostos para 3,875% até 31 de março de 2026.

Em abril de 2021, a autoridade financeira do estado de Iowa, emitiu os títulos com o propósito de aumentar a construção de ativos de gás natural renovável (RNG) da Gevo.

Esses títulos estão disponíveis ao público e são garantidos por uma carta de crédito de pagamento, o que equivale aproximadamente 69,6 milhões de dólares.

A Gevo transforma energia renovável e carbono em hidrocarbonetos líquidos, essas substâncias químicas podem ser utilizadas na combustão de motores. Esses compostos quando queimados podem emitir uma quantidade nula de gases efeito estufa.

Saiba mais: Entenda o que são e como funcionam os créditos de carbono

Também a empresa investe em eletricidade renovável e gás natural renovável, que apresentam uma quantidade pequena de emissões de gases.

A empresa depende fortemente do preço do petróleo e do valor da redução das emissões de carbono. Isso porque a Gevo busca ser o substituto perfeito de combustíveis fosseis, e com o aumento no preço do petróleo, as pessoas demandam um combustível mais barato e que entregue os mesmos resultados.

Toda tecnologia presente na produção da Gevo é patenteada, permitindo que eles construam um modelo de negócios multibilionário sustentável.

Saiba mais: Decarbonized Fuels and Chemicals

De acordo com a diretora de finanças da Gevo, Lynn Smull, esse processo ocorreu para alinhar a entrega maximizada de projetos de baixo carbono e administrar de forma eficiente o capital da empresa.

Buscaram tornar os títulos mais atrativos para os compradores, um exemplo dessa ação é a possibilidade de refinanciamento de títulos sem recurso.

Esse remarketing feito pela Gevo foi bem-sucedido, contribuindo ainda mais para o progresso no mercado de finanças verdes.

Saiba mais: Soluções de finanças sustentáveis

O crescimento das receitas do grupo é impressionante, cerca de 1363% nos últimos doze anos. A Gevo é negociada a um múltiplo preço/contato de 0,31, o que pode indicar supervalorização de suas ações.

Títulos verdes são sustentáveis

A situação da Gevo indica o quanto o setor de finanças verdes podem ser sustentáveis. Os títulos verdes, além de contribuírem para a captação carbono na atmosfera, é uma ótima forma de investir.

No Brasil, a BR ABRO começou um projeto de créditos de carbono na Amazônia, liderado pelo empresário Gaetano Buglisi. Futuramente, esse projeto pode ser uma ótima forma de lucrar e preservar a floresta.

Por Ana Carolina Ávila