Recentemente, a Cathay Pacific reafirmou seu compromisso de ser primeira companhia aérea asiática a zerar as emissões de gases efeito estuda (net zero) até 2050.
Segundo a agência isso será alcançado por meio de pesquisas inovadoras e o uso de combustível de aviação sustentável.
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é uma alternativa limpa ao combustível fóssil de aviação. É produzido a partir de fontes sustentáveis e renováveis. Podem ser usados para a produção, resíduos agrícolas, óleos usados, resíduos sólidos urbanos, gases residuais industriais ou outras fontes de carbono não fósseis.
O SAF pode diminuir em 80% as emissões de carbono. A partir de 2024, a Cathay Pacific usará o SAF para compensar 10% das emissões de carbono provenientes das viagens de serviço dos funcionários em seus voos.
A Cathay Pacific lançou um programa corporativo SAF para ajudar os clientes a escolherem um caminho mais sustentável.
Além de serem membros da Aviation Climate Taskforce, uma organização sem fins lucrativos criada para acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na descarbonização das viagens aéreas.
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Em 2007, a empresa passou a comprar créditos de carbono da Fly Greener como forma de compensar as emissões provenientes de viagens de trabalho dos funcionários.
No seu último relatório de sustentabilidade a Cathay Pacific divulgou que em 2022 emitiu mais de 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Apesar de ser um valor alto, ocorreu a redução de 11% em relação as emissões de 2021. Agora pretende-se reduzir ainda mais esse valor com o combustível da companhia que apresenta por tonelada-quilômetro (RTK) de 761 gCO2/RTK.
Por enquanto, o grupo está concentrado em utilizar o SAF como forma de mitigar as emissões nos voos da companhia. Em 2014, a empresa tornou-se investidor na Fulcrum BioEnergy, buscando transformar resíduos domésticos em SAF.
A Cathay Pacific comprará 1,1 milhões de toneladas de SAF durante a próxima década, cobrindo cerca de 2% das suas necessidades totais de combustível a partir de 2023.
Também, a Cathay Pacific está investindo em aeronaves com baixo consumo de combustível e implementar práticas que reduzam o uso do motor na terra. Seu objetivo é reduzir 32% das emissões terrestres até 2030.
O grupo oferece a oportunidade de sus passageiros compensarem suas emissões por meio de contribuições, em conjunto com a Fly Greener, para projetos de terceiros credenciados pelo Gold Standard, focados na redução ativa de emissões.
Estima-se que desde 2007, 300.000 toneladas foram compensadas pelos consumidores.
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A Cathay Pacific reconhece os desafios de atingirem a net zero. Desde afirmarem esse compromisso, o grupo está se demonstrando proativo, fazendo parcerias e buscando soluções mais sustentáveis.
Net Zero é o futuro
Uma das metas mais importantes no combate à mudança climática é alcançar o estado de net zero, no qual as emissões de gases de efeito estufa são equilibradas pela remoção de uma quantidade equivalente de CO2 da atmosfera.
O projeto Mejuruá da BR ARBO é um excelente exemplo de um projeto de créditos de carbono florestais. O objetivo deste projeto na Amazônia é preservar extensas florestas, evitar o desmatamento e incentivar a regeneração natural.
O projeto Mejuruá preserva a biodiversidade local e captura e armazena grandes quantidades de carbono, gerando créditos de carbono que podem ser vendidos ao preservar essas áreas.
As emissões compensadas pelas empresas e nações são compensadas por esses créditos, que contribuem significativamente para a meta global.
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Por Ana Carolina Ávila