Durante a COP30, realizada em Belém o Brasil apresentou ao mundo o livro “Ciência para o clima e soluções da agricultura brasileira”, organizado pela Embrapa.

Saiba mais: Por Que Instituições Financeiras Devem Investir em Créditos de Carbono?
A obra reúne décadas de pesquisa científica e reforça o país como referência em agricultura tropical sustentável, mostrando como o manejo tecnológico do solo pode transformar em um importante sequestrador de carbono.
Um dos grandes diferenciais do agro brasileiro está nas métricas de precisão.
O balanço de carbono passou a ser um indicador estratégico para a competitividade das cadeias produtivas, permitindo medir com exatidão o que é emitido e o que é capturado.
Segundo a pesquisadora Beata Madari, da Embrapa Arroz e Feijão, a avaliação do ciclo de vida comprova que a agricultura tropical pode contribuir diretamente para a mitigação das mudanças climáticas.
Para garantir confiabilidade aos dados, a Embrapa coordena o EPCS, primeiro programa mundial de harmonização da análise de carbono no solo, que envolve 176 laboratórios.
A iniciativa cria uma base científica sólida para certificação ambiental, mercados de créditos de carbono e reconhecimento internacional do agro de baixo carbono.
Esse avanço científico é sustentado por políticas públicas como o Plano ABC+, principal estratégia brasileira de descarbonização do agronegócio.
Entre as práticas de destaque estão a ILPF , a recuperação de pastagens degradadas e o uso de bioinsumos e fixação biológica de nitrogênio.
Juntas essas soluções reforçam o papel do Brasil como líder em agro de baixo carbono, inovação climática e produção sustentável em escala global.
Saiba mais: E.Sun Financial é reconhecida como líder global em ação climática pelo CDP
Projeto Mejuruá

O empresário Gaetano Buglisi financia um projeto muito importante para o meio ambiente, chamado Projeto Mejuruá.
O projeto tem como objetivo proteger a floresta e gerar renda para as comunidades locais.
Por meio da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais, ajudando a produzir créditos de carbono florestal fortalecendo a organização das comunidades.
