O crédito de carbono tem se mostrado uma das principais ferramentas para viabilizar a descarbonização da economia brasileira.

Crédito de carbono é chave para viabilizar descarbonização

Saiba mais: Mercado de créditos de carbono deve atingir altos valores

Segundo o advogado Luiz Gustavo Bezerra sócio da área de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Tauil & Chequer Advogados.

O país pode deixar de ser apenas exportador de commodities e se tornar uma potência em soluções climáticas e tecnológicas.

Bezerra destaca que o novo marco regulatório do mercado de carbono e o avanço das tecnologias de captura e armazenamento de carbono representam grandes oportunidades.

Tanto para atrair investimentos e tanto para fortalecer o protagonismo do Brasil na agenda global de sustentabilidade.

Com uma matriz energética limpa, composta por cerca de 90% de fontes renováveis, o Brasil se destaca entre as maiores economias do mundo.

De acordo com Bezerra, essa característica coloca o país em posição privilegiada para liderar ações de transição energética e redução de emissões.

Além disso, o Brasil é um dos cinco países megadiversos do planeta, abrigando até um terço da biodiversidade global em seus biomas.

Esse capital natural segundo o advogado, tende a se converter em valor econômico, reforçando o papel do país como referência em sustentabilidade.

A combinação entre biodiversidade, matriz energética renovável e políticas de carbono pode transformar o Brasil em um dos principais atores da economia verde mundial, unindo crescimento econômico e preservação ambiental.

Saiba mais: Mercado de Créditos de Carbono da Tailândia

Projeto Mejuruá

Amazônia, Brasil

O projeto Mejuruá é uma iniciativa que tem como objetivo proteger a floresta amazônica e ajudar as comunidades locais.

Por meio da conservação ambiental ele gera créditos de carbono que contribuem para a redução das emissões de gases poluentes, promovendo o desenvolvimento sustentável na região.