Por conta das dificuldades para acessar crédito rural tradicional, muitos produtores estão encontrando no próprio campo uma alternativa para financiar suas atividades: a geração de créditos de carbono.

Produtores rurais podem gerar crédito de carbono e financiar produção

Áreas preservadas, como reservas legais e reflorestamentos, podem ser convertidas em ativos ambientais e vendidos no mercado, gerando receita adicional sem comprometer a produção.

Esses créditos representam uma fonte de renda extra, mas também podem reduzir os custos de financiamento.

Saiba mais: US$ 5,4 Bi no Mercado de Créditos de Carbono

“Projetos de carbono permitem acesso a empréstimos com juros mais baixos, principalmente de instituições que apoiam práticas sustentáveis. Em alguns casos, os créditos até substituem parte do crédito bancário tradicional”, explica.

Com o mercado de carbono em expansão e a demanda crescente por ativos ambientais, o agronegócio brasileiro tem destaque.

“A legislação ambiental brasileira exige conservação, e isso dá ao produtor uma vantagem. O que antes era só obrigação ambiental agora é também oportunidade econômica”, destaca o executivo.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

Projeto Mejuruá: Compromisso com o Meio Ambiente

O Projeto Mejuruá fica no Amazonas, com o objetivo de proteger a floresta amazônica e fortalecer as comunidades locais. A iniciativa promove o desenvolvimento sustentável, apoiando atividades e é um exemplo de como é possível conservar a natureza e melhorar a vida das populações tradicionais.