Recentemente, em Dourados, em Mato Grosso do Sul, acaba de se destacar com o lançamento de um projeto pioneiro no Brasil que insere pequenos produtores rurais no mercado de créditos de carbono.

O projeto Agroflorestar MS, coordenado pela Associação dos Produtores de Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), visa transformar práticas agrícolas por meio de agroflorestas.

As agroflorestas, além de capturar carbono, geram produtos sustentáveis.

As agroflorestas são formadas por espécies nativas do Cerrado, como Cumaru e Jatobá, combinadas com árvores frutíferas, promovendo um equilíbrio entre produção e conservação ambiental.

Essa diversidade não só melhora a produtividade, mas também aumenta a resiliência dos produtores diante das mudanças climáticas.

Saiba mais: Cathay Pacific está na busca net zero

Sustentabilidade e impacto social dos créditos de carbono

Além da contribuição ambiental, o projeto garante que o excedente da produção de frutas seja comercializado pela Cooperativa de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Coperapoms) para instituições públicas.

Atualmente, três produtores de Dourados já implementaram agroflorestas em suas propriedades, e a meta é ambiciosa.

Incluir 800 pequenos agricultores em todo o Estado, plantando 2,5 hectares de agroflorestas cada um, totalizando 2.000 hectares nos próximos quatro anos.

Um dos diferenciais do projeto é a remuneração por créditos de carbono, gerados pela captura de CO₂ pelas árvores plantadas.

Essa retenção é medida através de uma plataforma tecnológica de sensoriamento remoto, que calcula o crescimento das árvores e comercializa os créditos no mercado internacional,.

Permitindo que empresas compensem suas emissões.

Saiba mais: Arábia Saudita lança Estrutura de Financiamento Verde

Paralelo com o Projeto Mejuruá de créditos de carbono

Iniciativas como o Agroflorestar MS reforçam o papel estratégico de projetos de carbono no Brasil, como o Projeto Mejuruá.

A iniciativa da BR ARBO, atua na restauração florestal na Amazônia, realizando o manejuo sustentável de uma reserva.

O projeto está alinhado aos mesmos objetivos de sustentabilidade e geração de créditos de carbono de alta qualidade, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas globalmente.

Saiba mais: Projeto inédito no Brasil inclui pequenos produtores rurais de Dourados no mercado de crédito de carbono

Por Ana Carolina Ávila