A Isometric, uma startup focada na verificação de créditos de carbono, está ganhando destaque no mercado de créditos de carbono ao abordar a falta de confiança na autenticidade desses créditos.
Com clientes de peso como JPMorgan Chase, Shopify e Stripe, a Isometric oferece serviços de monitoramento, relatórios e verificação (MRV) para garantir a durabilidade das remoções de carbono.
Incluindo tecnologias emergentes como captura direta de ar e intemperismo aprimorado de rochas.
Saiba mais: KMI utiliza Incentivos de Carbono para Revitalizar Campo Petrolífero
Modelo de pagamento transparente para créditos de carbono
Diferente dos modelos tradicionais, a Isometric adota uma abordagem de pagamento em que os compradores pagam uma taxa fixa.
Incorporada aos contratos de remoção de carbono, eliminando o possível conflito de interesses encontrado em outros registros que cobram dos fornecedores de projetos.
Essa transparência é fundamental em um mercado onde a verificação precisa ser robusta para garantir que as remoções de carbono realmente ocorram e sejam duráveis.
Com a crescente demanda por soluções reais e verificáveis para a remoção de carbono, a Isometric está bem posicionada para desempenhar papéis cruciais na transição para uma economia mais sustentável.
Saiba mais: Plano de Segurança para a Amazônia ainda não foi implementado
Conexão do Projeto Mejuruá com créditos de carbono
Essa iniciativa da Isometric pode ter uma sinergia interessante com projetos como o Mejuruá, da BR ARBO.
Focado no reflorestamento e na captura de carbono, o Projeto Mejuruá poderia se beneficiar de um sistema de verificação tão rigoroso quanto o oferecido pela Isometric.
Assegurando que os créditos de carbono gerados pelo reflorestamento sejam reconhecidos e valorizados no mercado.
A confiabilidade oferecida pela Isometric também pode atrair mais investidores para projetos como o Mejuruá, que visam não só à sustentabilidade ambiental, mas também à geração de valor através da venda de créditos de carbono autenticados.
Saiba mais: Esta startup visa resolver o problema de confiança na remoção de carbono. JP Morgan e Shopify assinaram
Por Ana Carolina Ávila