Tóquio, em parceria com Gold Standard, lança nova plataforma de comércio de créditos de carbono para impulsionar a descarbonização corporativa.

O governo de Tóquio e o Gold Standard firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para integrar as Reduções de Emissão Verificadas Gold Standard (GSVERs) à plataforma de créditos de carbono da capital, facilitando o acesso das instituições privadas nacionais a esse tipo de mercado.

Essa iniciativa é um ponto central na Estratégia de Emissão Zero de Tóquio e tem como objetivo mitigar barreiras para incentivar a adesão das empresas locais, a fim de fomentar o investimento no mercado sustentável.

Leia: Mercado de Créditos de Carbono de Biochar

A CEO do Gold Standard, Margaret Kim, apontou a importância da cidade para impulsionar os esforços globais de descarbonização.

Ademais, ela destacou que a colaboração entre o governo e a Gold Standard auxiliará a implementação eficaz de práticas verdes nas empresas, garantindo acesso a créditos de carbono de integridade.

Portanto, esta aliança destaca o comprometimento da cidade com a sustentabilidade e a urgência de investimentos significativos do setor privado para enfrentar a crise climática.

Saiba mais: Tesla coloca em Risco sua Receita com Créditos de Carbono

Relação com o Projeto Mejuruá

Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem as metas sustentáveis, sendo considerado um projeto de viés ambiental. 

Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.

Ana Carolina Turessi