Um relatório publicado recentemente pela Scottish Financial Enterprise (SFE) e Shepherd and Wedderburn relatou que o setor financeiro e de serviços profissionais da Escócia está liderando as finanças verdes, promovendo maior colaboração entre governo e indústria.

O relatório analisa ações e desenvolvimentos em áreas como financiamento de transição, conhecimentos, competências e dados e inteligência artificial (IA).

Iniciativas e Reconhecimento Internacional das Finanças Verdes

O relatório enfatiza que Edimburgo e Glasgow são centros financeiros verdes globais, classificados em 24 ° e 44° lugar no Índice Global de Finanças Verdes Z-Yen.

Essa classificação reflete os esforços da Escócia para melhorar sua reputação no setor financeiro verde em todo o mundo.

O documento vem após uma cúpula líquida zero que ocorreu em março e reuniu líderes e especialistas da indústria e academia com o objetivo de promover a cooperação e ações.

A Escócia oferece grandes oportunidades de financiamento e consultoria para grandes projetos de infraestrutura de energia renovável.

Os dois portos livres verdes da Escócia que foram aprovados recentemente podem atrair até £9 bilhões em investimento privado.

Saiba mais: Descarbonização dos Portos e da Navegação Marítima

Propostas para o futuro das finanças verdes

O relatório fornece uma variedade de sugestões sobre como o governo e a indústria podem aproveitar novos desafios:

  • Simplificar a linguagem da sustentabilidade: ajudar os clientes a entender melhor as vantagens do financiamento verde e sustentável;
  • Fortalecer o ecossistema intersetorial: Apoiar os inovadores e fornecer capital para fintechs climáticas promissoras;
  • Alinhar dados e metas: garantir que todos saibam como chegar às metas líquidas zero;
  • Participar da comunidade acadêmica: apoiar a requalificação da força de trabalho e a melhoria de competências.

O Grupo de Trabalho Escocês para Serviços Financeiros Verdes e Sustentáveis foi fundado em 2022 e está trabalhando em ideias para ajudar o setor a passar pela próxima etapa da transição para líquido zero.

Saiba mais: Sustentabilidade, whisky e mais: um tour por Edimburgo, na Escócia

O CEO da SFE, Sandy Begbie, declarou que eles têm todos os ingredientes para melhorar nossas capacidades no setor financeiro verde e sustentável, graças a um ecossistema de serviços financeiros diversificado. Um dos maiores setores energéticos da Europa, universidades líderes e uma economia digital vibrante.

Ao criar empregos e investimentos, queremos acelerar o crescimento sustentável da economia da Escocia. Para garantir que aproveitemos plenamente a oportunidade, continuaremos trabalhando em estreita colaboração com o governo e outras partes interessadas.

A sócia de Shepherd and Wedderburn, Louisa Knox, falou que em março, Shepherd and Wedderburn foram convidados a participar da SFE Journey to Net Zero Summit.

Iniciativas que lideram a transição verde

Este relatório colhe informações de especialistas que lideram a iniciativa financeira verde da Escócia, estabelecendo medidas essenciais para promover à próxima fase de transição.

O projeto Mejuruá da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, na Amazônia é financiado através de finanças verdes, especificamente créditos de carbono, que ajudam a preservar vastas áreas florestais.

Iniciativas como o projeto Mejuruá exemplificam como as finanças verdes podem ser usadas para financiar a conservação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais: Entenda o que são e como funcionam os créditos de carbono

Por Ana Carolina Ávila