O Northern Trust vai usar sua plataforma de créditos de carbono digitais em um projeto chamado Projeto Acacia.

Esse projeto faz uso de ativos tokenizado e tem como objetivo demonstrar a troca em tempo real entre créditos de carbono tokenizados e pagamentos usando uma conta bancária comum. Para isso o banco está trabalhando com a Swift que vai ajudar a coordenar a simulação do pagamento.
Saiba mais: US$ 5,4 Bi no Mercado de Créditos de Carbono
Mas o que são Créditos de Carbono Tokenizados?
Para entendermos melhor os chamados créditos de carbono tokenizados nada mais é do que créditos ativos digitalmente, que se formam em tokens digitais, que podem ser negociados em plataformas baseadas em blockchain.
Como este projeto irá funcionar?
O Projeto Acacia é liderado pelo Banco da Reserva da Austrália junto com o chamado Centro de Pesquisa Cooperativa de Finanças Digitais, ele tem buscado explorar diferentes formas de dinheiro digital como por exemplo o CBDCs de atacado, stablecoins e depósitos tokenizados que podem funcionar no sistema financeiro.
A plataforma usada pela Northern Trust se chama Carbon Ecosystem e é baseada em tecnologia DLT e ela permite com que o controle completo do ciclo de vida de créditos de carbono digitais.
Segundo Justin Chapman que é o executivo do banco:
“A evolução dos mercados tokenizados depende da nossa capacidade de conectar ativos emergentes à infraestrutura tradicional. A entrega versus pagamento não é um ideal futuro, é uma realidade presente.”
Esse tipo de teste que éconectar ativos digitais com pagamentos tradicionais está sendo feito em outras partes do mundo, mas geralmente focado em sistemas bancários de atacado. Na Europa por exemplo, testes parecidos já foram feitos e estão em fase de expansão. O Reino Unido também tem planos para aplicar essas tecnologias nos seus sistemas financeiros.
O Northern Trust tem participado de várias iniciativas com blockchain como a tokenização de títulos verdes no Projeto Guardian em Singapura e a negociação de créditos de carbono no Projeto Ensemble em Hong Kong.
Eles tem mais ou menos US$ 17 trilhões em ativos e o banco é um dos maiores do mundo em serviços fiduciários e também é um dos fundadores da Zodia Custody que é uma empresa especializada na guarda de ativos digitais.
Saiba mais: Mercado de carbono irá proteger 150 Mi de Hectares
Projeto Mejuruá: Créditos de Carbono

O Projeto Mejuruá é um projeto que acontece na Amazônia, e é financiado pelo empresário Gaetano Buglisi. Assim como A Northern Trust o projeto prioriza o desenvolvimento sustentável através do manejo sustentável por meio da geração de créditos de carbono. Isso faz com que o projeto ajude firmemente a floresta amazônica