A Northern Trust anunciou uma parceria com a Swift para testar como ativos digitais como créditos de carbono podem ser movimentados usando contas bancárias comuns na Austrália.

Saiba mais:Mercado de carbono irá proteger 150 Mi de Hectares
Ativos digitais como carbono, entenda
Essa iniciativa faz parte do Projeto Acacia e é liderado pelo Banco da Reserva da Austrália e pelo Centro de Pesquisa Cooperativa de Finanças Digitais . O objetivo é mostrar como o mundo dos ativos digitais pode funcionar junto com o sistema bancário tradicional.
Para isso será usada a plataforma Northern Trust Carbon Ecosystem. Ela permite o controle completo de créditos de carbono digitais usando tecnologia blockchain. Esse teste vai simular uma operação onde um crédito de carbono digital é trocado por dinheiro, usando a estrutura da Swift. Isso mostra como é possível fazer a liquidação simultânea entre dinheiro e ativos digitais.
Justin Chapman, da Northern Trust disse:
“A evolução dos mercados tokenizados depende da nossa capacidade de conectar tipos de ativos emergentes à infraestrutura tradicional.” (Chapman reforça que o objetivo é basicamente criar uma base sólida para finanças sustentáveis e ampliar o uso institucional dos ativos digitais.)
A Austrália foi escolhida como local para esse teste por seu papel de destaque em pesquisas com inovação digital. E a Northern Trust já participa de outras iniciativas parecidas como o Projeto Guardian em Singapura e o Projeto Ensemble em Hong Kong, ambos relacionados com comércio de créditos de carbono.
Angelo Calvitto, diretor da empresa disse também:
“Temos orgulho de contribuir com nossa experiência em mercados de carbono e serviços financeiros para conectar plataformas digitais com sistemas bancários reais.”
Por fim, Kevin Wong, diretor da Swift, destacou que esse projeto mostra como é possível integrar os ativos digitais ao sistema financeiro já existente
“Estamos ajudando a criar um caminho seguro e escalável para que os ativos digitais sejam aceitos globalmente.”
O Projeto Acacia segue como uma importante iniciativa para explorar o futuro das finanças tokenizadas e do mercado voluntário de carbono.
Saiba mais:Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono
Projeto Mejuruá: Compromisso com o Meio Ambiente

O Projeto Mejuruá faz parte do mercado voluntário de carbono. E assume um papel de suma importância. Esse proejto fica na Amazonia e é financiado pelo empresário Gaetano Buglisi.
O Projeto tem como principal pilar proteger a floresta Amazônica por meio da geração de créditos de carbono com práticas e manejo sustentáveis, promovendo um futuro e uma economia mais verde.