Recentemente, a metodologia VM0049 da Verified Carbon Standard (VCS), lançada pela Verra, representa um avanço significativo no campo da captura e armazenamento de carbono (CCS).
Focada em facilitar a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) em setores industriais desafiadores como cimento e petróleo.
A VM0049 estabelece um framework para atividades que capturam CO2 diretamente da atmosfera ou de fontes industriais.
Seguido por seu transporte e armazenamento seguro em locais geológicos adequados, como aquíferos salinos e reservatórios esgotados de petróleo e gás.
Saiba mais: Preços de Carbono Atingem Recorde de US$ 104 Bi em 2023
Essa metodologia é particularmente relevante para enfrentar os desafios das indústrias que têm dificuldades em reduzir suas emissões de forma convencional.
Ela promove práticas que geram remoções de CO2, estabelece padrões rigorosos para garantir a permanência e a segurança do armazenamento subterrâneo de carbono.
Saiba mais: Projetos de Carbono devem permanecer por muito tempo
Projeto Mejuruá e a Verra
No contexto do Projeto Mejuruá, iniciativa que visa aprimorar e expandir práticas sustentáveis na Amazônia, a metodologia VM0049 poderia desempenhar um papel crucial.
Ao oferecer um framework validado e padrões reconhecidos internacionalmente para a captura e armazenamento de carbono.
O projeto liderado pelo empresário Gaetano Buglisi, captura milhares de toneladas de carbono.
Cada vez mais que esse mercado for regulado, os investidores poderão ter mais confiança e investir em projetos sustentáveis.
Saiba mais: On Today’s ICVCM Recognition of the First CCP-Eligible Methodologies
A metodologia VM0049 da Verra e Projeto Mejuruá fortalece as iniciativas de redução de emissões nas indústrias latino-americanas e demonstram um compromisso robusto com a inovação.
Contribuindo para um futuro mais verde e resiliente para a região e além.
Saiba mais: Créditos de carbono: Verra lança nova metodologia para captura e armazenamento de carbono.
Por Ana Carolina Ávila